Métricas e KPIS: por que eles devem ser amigos da sua empresa?
29 de março de 2017
Quais os benefícios da ISO 45001 ?
28 de abril de 2017

3 coisas que você precisa saber sobre a ISO 45001

Melhorar as práticas de operação e reduzir (ou eliminar) os riscos de acidentes e doenças ocupacionais são pontos fundamentais para alcançar uma maior qualidade de vida para os funcionários dentro de uma organização.

E como forma de gerir e ajudar as organizações a adotar e implementar práticas para o alcance da Segurança e Saúde no Trabalho, eis que surge a ISO 45001, uma norma que foi projetada para atuar em conjunto com outros sistemas de gestão existentes, complementando as estratégias de segurança, saúde e bem-estar do funcionário.

Diante da sua importância, levantamos 3 coisas que você precisa saber sobre a ISO 45001. Vamos lá?!

1. Qual a importância da ISO 45001?

A atuação da ISO 45001 não ocorre de forma isolada e centralizada, mas compartilhada e complementar a outras normas já existentes, como os padrões da ISO 9001 e 14001, sem desconsiderar a OHSAS 18001 e, em especial, aos padrões estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O principal objetivo da ISO 45001 é estabelecer uma conexão e alinhamento entre os padrões de sistema de gestão da ISO já existentes, facilitando a implementação de duas ou mais normas dentro da empresa.

Com isso, a empresa tem as vantagens de:

  • reduzir os riscos de incidentes e acidentes de trabalho;
  • minimizar os índices de afastamento e de turnover decorrente de acidentes e doenças ocupacionais;
  • diminuir a possibilidade de ser autuada por possíveis irregularidades.

2. Como as empresas podem se adequar?

A ISO 45001 teve sua publicação adiada, com “previsão” para o segundo semestre de 2017. A norma passará a especificar os requisitos para a implantação e certificação do Sistema de Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho.

Como a ISO 45001 é uma norma que vai substituir o certificado OHSAS 18001, após sua publicação oficial, empresas poderão utilizar por mais 3 anos o antigo certificado, prazo cedido para o processo de transição. Após o término do prazo, a certificação 18001 não será mais válida.

Assim que a versão final for liberada, alguns passos devem ser seguidos:

Busque ajuda especializada

Entender uma norma ou mesmo interpretar seus inúmeros requisitos e obrigatoriedades não é tão simples como parece. Com isso, contar com uma consultoria técnica para auxiliar na avaliação e adequação da norma é essencial.

Profissionais habilitados e capacitados poderão recomendar melhorias a partir do que a empresa já vem adotando para que a ISO 45001 possa ser implementada adequadamente.

Invista no treinamento

O sucesso na adoção de qualquer norma é investir em treinamento e capacitação, principalmente para os profissionais responsáveis pelo Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional.

Além disso, demais funcionários envolvidos deverão passar por uma reciclagem para entender e se adequar às mudanças trazidas pela ISO 45001.

Mantenha uma comunicação objetiva

Uma norma não tem sua eficiência comprovada por si só, mas pela forma como todos os envolvidos passam a colocá-la em prática.

Por isso, é preciso manter um processo de comunicação efetivo com todos os colaboradores, deixando claro a importância de se adequar às mudanças que o sistema de gestão e certificação proporcionará para o desempenho das atividades, levando maior segurança e saúde ocupacional.

Estabeleça um planejamento

Após as avaliações e demais etapas de preparação, estabeleça um cronograma de planejamento, definindo prazos, responsáveis, quais ações devem ser realizadas e custos, direto e indireto, que serão gerados em cada etapa do processo de implementação.

O que muda com a ISO 45001?

A grande novidade da norma ISO 45001 é seguir o padrão do ciclo PDCA (Plan ― planejamento, Do ― desenvolvimento, Check ― checar, Action ― agir). Com isso, a alta gestão passa a ter mecanismos para melhorar o desempenho do SGSSO e a conhecer de perto os riscos de acidentes e doenças no trabalho, assumindo e tomando as devidas providências preventivas e/ou corretivas.

A interface com outras normas ISO 9001 e ISO 14001 é o grande diferencial da ISO 45001. Com isso, haverá uma padronização e uniformização nos procedimentos que levem ao alcance dos objetivos de proteger o funcionário durante sua atividade laboral.

Nosso post foi útil? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outros interessados a entender melhor a importância de aderir a ISO 45001!

Gostou do texto? Siga a ISOTEC nas redes sociais e receba outros artigos sobre gestão empresarial ― estamos no Facebook e LinkedIn!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta