5 dicas para motivar sua equipe em tempos de crise

Em tempos de crise ou instabilidade econômica, é muito comum que os empreendedores se deparem com funcionários desmotivados e pouco engajados com o trabalho. Além de atrapalhar a vida profissional do colaborador, isso pode também interferir no desempenho da empresa e prejudicar seus resultados.

A grande maioria dos empresários busca reverter a situação, ajudando os funcionários e tentando ao máximo proporcionar um clima organizacional propício para que eles desempenhem as funções bem e de forma agradável.

Caso você também esteja em busca de maneiras de animar o time e manter o bom desempenho da empresa diante das dificuldades, separamos neste post 5 dicas para motivar sua equipe em tempos de crise. Confira!

1. Mostre aos funcionários que a crise é passageira

A primeira coisa que os líderes devem fazer é se portar de forma otimista diante dos funcionários. É fundamental que os empresários mostrem ao time que a crise é momentânea e que provavelmente no próximo ano já será possível obter resultados melhores.

Lembre-se de que o líder sempre será um exemplo para a equipe, portanto não deixe de apresentar-se animado e mostrar sempre que o momento é passageiro.

2. Estipule metas a serem alcançadas

Uma maneira muito simples de motivar sua equipe e aumentar a produtividade dos funcionários mesmo em momentos adversos é definir metas a serem alcançadas. Quando uma empresa determina alguns objetivos, faz com que todo o time se envolva e busque alcançar as metas, mantendo os funcionários motivados e garantindo boa produtividade ao negócio.

Entretanto, é muito importante que os gestores tenham bastante cuidado ao definir as metas. É comum líderes cometerem o erro de traçar objetivos impossíveis de serem alcançados. Isso produz o efeito contrário na equipe, desmotivando-a e prejudicando o desempenho das tarefas.

3. Dê feedback aos funcionários

Muitos gestores acabam somente cobrando e exigindo dos funcionários, e se esquecem de valorizar e elogiar os serviços prestados. É muito importante que os empreendedores tenham o costume dar feedbacks periódicos aos colaboradores, essa prática é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do time e garante que a equipe permaneça motivada e dedicada ao trabalho.

4. Utilize o coaching

Essa metodologia que visa motivar as pessoas tem ganhado bastante espaço no país devido ao momento econômico. O coaching é composto por técnicas de psicologia e ergonomia associadas com a gestão de pessoas, possibilitando que os funcionários de uma empresa fiquem mais animados e motivados com o trabalho e consigam aperfeiçoar seus resultados. Podemos dizer que o coaching é uma das melhores formas de investir na motivação da equipe e aumentar a produtividade.

5. Alterne as funções dos funcionários

A prática do job rotation é muito comum em grandes empresas e proporciona excelentes resultados. A recolocação dos funcionários é uma forma bastante eficaz de mantê-los animados e motivados com o trabalho. Trocar os colaboradores de área ou função faz com que mudem os ares e eles encontrem novos desafios e situações diferentes. Isso incentiva o time, levando as pessoas a aprenderem novas técnicas e habilidades, mantendo-as motivadas com o trabalho.

Gostou das nossas dicas de como motivar a sua equipe? Então não deixe de curtir a página da ISOTEC Consultoria no Facebook para ficar por dentro das melhores dicas para sua empresa manter-se em destaque no mercado!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *