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5 razões para sua empresa ter uma gestão de riscos ambientais!

Para o sucesso de uma empresa, um bom gestor deve ter uma visão sistêmica do funcionamento organizacional. Para isso, é importante pensar em todas as situações de forma interligada e, assim, se prevenir de possíveis acidentes e prejuízos.

No caso dos acidentes ligados às questões ambientais, surgem em pauta questões muito mais importantes – e até irreparáveis. Nessas situações, também estão em risco a segurança dos trabalhadores e a preservação de ecossistemas naturais, já que hoje não há mais dúvidas sobre as consequências das atividades econômicas no meio ambiente.

Por isso, a gestão de riscos ambientais deve ser uma estratégia de governança corporativa trabalhada em todas as empresas. Veja abaixo 5 motivos que separamos para que você adote a consciência ambiental na sua gestão.

1. Identifica riscos para traçar uma estratégia efetiva

O principal objetivo da implantação de uma política de gestão de riscos ambientais é conhecer e entender todos os potenciais problemas e perigos ambientais que podem ser causados pela empresa. Assim, é possível identificar quais as ações prioritárias e elaborar um plano de gestão completo e assertivo.

2. Cria conhecimento para agir em caso de acidentes

Além de embasar as estratégias de prevenção, um dos preceitos de uma gestão de riscos ambientais adequada é estabelecer previamente quais medidas devem ser tomadas em caso de acidentes. Assim, em uma emergência, os funcionários já estão preparados para agir de forma rápida e segura, diminuindo os riscos de aprofundamento da crise e aumentando as chances de contorná-la com sucesso.

3. Economiza tempo, recursos e energia

Na rotina de uma empresa, muitas vezes o responsável pela gestão empresarial gasta boas horas de trabalho focado em resolver problemas emergenciais. Com a correria do dia a dia, na maioria dos casos, a ação tomada soluciona apenas aquela situação específica, em vez de eliminar a raiz do problema.

Com o planejamento adequado, muitos problemas poderiam ser evitados, economizando mão de obra, tempo e recursos da empresa.

4. É essencial para todos os segmentos empresariais

Ao pensar em gestão de riscos ambientais, rapidamente associamos a prática às atividades que apresentam perigos diretos e imediatos ao meio ambiente, como as das hidrelétricas, lixões e aterros sanitários, mineradoras e indústrias farmacêuticas. No entanto, o gerenciamento das questões ambientais é essencial para todas as empresas, independentemente do tipo de atividade comercial ou do porte da empresa.

5. Valoriza a empresa no mercado

Hoje, a preocupação socioambiental de uma empresa é uma característica considerada por uma parcela significativa de consumidores que procuram atestados de boas práticas de gestão. Um dos certificados atualmente mais valorizados no mercado é o ISO 14001, que atesta que a empresa está de acordo com as leis ambientais e que se preocupa com a sustentabilidade de suas atividades.

Desse modo, a gestão de riscos ambientais é um dos pilares mais importantes para o sucesso de uma empresa, pois é essencial para guiar a tomada de decisões, para garantir a integridade do meio ambiente e a segurança dos trabalhadores. Como consequência, resulta na saúde financeira e na boa imagem da empresa.

Com certeza você já enfrentou situações na sua empresa que poderiam ter sido evitadas com uma gestão de riscos ambientais adequada, não é mesmo? Conte um pouco sobre as suas experiências nos comentários!

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