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6 ferramentas de gestão da qualidade para começar na sua empresa hoje!

Hoje em dia, para ganhar vantagem competitiva no mercado é imprescindível que se invista em ferramentas de gestão da qualidade, que são práticas para impulsionar a qualidade dos produtos, processos e serviços da sua empresa.

Com o objetivo de identificar problemas e planejar ações preventivas ou corretivas, essas ferramentas podem ser divididas em dois segmentos. Continue a leitura para saber quais são eles!

Ferramentas para relacionar e priorizar ações

Diagrama de Pareto

Partindo do pressuposto de que 80% das consequências são originadas de 20% das causas, o diagrama de Pareto defende que existem muitos problemas irrelevantes à frente de outros mais graves.

A ferramenta utiliza recursos visuais, como gráfico de barras ou de colunas, para identificar as frequências e causas dos problemas, estabelecendo uma ordem dos mais graves aos menos complexos. Assim, os esforços são concentrados nos problemas mais urgentes.

Brainstorming

O brainstorming é uma das ferramentas de gestão da qualidade mais interessantes e fáceis de aplicar dentro das organizações, uma vez que pode ser utilizado tanto para a identificação dos problemas, quanto para analisar as causas e achar as soluções.

A ferramenta tem o objetivo de propor o máximo de ideias possíveis sobre um determinado tópico sem que haja julgamento ou precipitação das sugestões. Após realizar a atividade, os responsáveis devem filtrar as ideias a fim de se aproximar de uma tomada de decisão mais assertiva, visando solucionar um problema ou melhorar um processo, por exemplo.

Folhas de verificação

Também conhecidas como checklist, as folhas de verificação são planilhas ou tabelas planejadas com o objetivo de preencher os dados coletados de uma maneira mais prática, fácil e sintética, economizando tempo e eliminando o trabalho de registrar números repetitivos.

Além disso, com intuito de alcançar a qualidade, a ferramenta questiona os processos de produção, por exemplo, verificando tipos, causas, percentagem e ocorrências de determinado defeito ao se produzir algo.

Ferramentas para identificar causas e efeitos

Diagrama de Ishikawa

Popularmente conhecido como diagrama da espinha de peixe, o diagrama de Ishikawa é uma das principais ferramentas de gestão da qualidade, especialmente no âmbito da produção industrial. O método estrutura hierarquicamente as causas e efeitos potenciais do problema, permitindo oportunidades de melhoria e otimizando o controle de qualidade.

Por meio de uma metodologia chamada 6M, o sistema verifica o método, a matéria-prima, a mão de obra, a máquina, a medida e o meio ambiente para definir as possíveis causas, identificando e analisando as mais prováveis. Para tanto, é utilizado o desenho de uma espinha de peixe, na qual o problema é a cabeça e as causas são as vértebras, com o propósito de buscar soluções, uma por uma, e corrigir o todo.

Diagrama de dispersão

Posterior ao diagrama de Ishikawa, o diagrama de dispersão avalia a relação entre as variáveis, analisando se um dado altera em função da mudança de outro e, caso a resposta seja afirmativa, em qual intensidade isso se dá.

Esse método é usado quando precisamos identificar a relação entre causas e efeitos, nas quais as variáveis podem ser medidas. Por exemplo, quando queremos determinar a raiz da improdutividade de um setor, mensurando o desempenho da equipe.

Fluxograma

Entre as ferramentas de gestão da qualidade, o fluxograma é uma das mais visuais e que contempla várias etapas de um processo, sendo uma maneira prática, sistemática e efetiva de compreender em detalhes as fases de um projeto.

Também conhecido como flow-chart, o objetivo principal desse método é ter uma visão macro do passo a passo para proporcionar melhorias aos processos, por exemplo, padronizando práticas operacionais ou facilitando a compreensão de como uma rotina administrativa funciona.

Adotar essas ferramentas de gestão no dia a dia da empresa é garantir aumento da qualidade, melhores entregas e redução de custos, fazendo com que o negócio atinja os resultados esperados. Tem alguma dúvida sobre as ferramentas que apresentamos? Deixe um comentário!

8 Comentários

  1. Itacir Xavier Leite disse:

    Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa e dicas valiosas, que nos impulsionam no sentido de melhoria continua. Excelente post.

  2. Luciano disse:

    Ola
    Bom material.
    Realmente ganhamos muito quando utilizamos ferramentas estatísticas de priorização, bem como as ferramentas de correlação e geração de alterativas.
    As atividades comerciais e industriais que querem se destacar no cenário atual, onde as potencias (world class manufacturing) atuam de forma tão competente e organizada, não podem abrir mão deste tipo de recurso…se bem utilizados eles são a garantia de mapeamento seguro, tanto no ambiente interno quanto externo.

  3. […] critérios importantes. Primeiramente, defina qual é o problema mais crítico e que mais afeta a qualidade e funcionamento da empresa, e atue para que essa falha seja resolvida o quanto antes. Essa melhoria deve estar adequada à […]

  4. […] errar pode prejudicar quem está na liderança, já que além de diminuir as chances de inovar e agilizar processos, perde-se uma boa oportunidade de aprender a lidar com as próprias […]

  5. […] há um investimento contínuo e consistente em qualidade, os serviços oferecidos pelo negócio se tornam melhores e mais adequados. Com menos erros […]

  6. Enzo Melo disse:

    Cheguei neste site por acaso pesquisando outro assunto no
    google, gostei muito deste artigo…..Top!!

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