Saiba o que mudou na norma ISO 9001:2015
4 de agosto de 2016
Como adequar minha empresa às mudanças na norma ISO 9001:2015
4 de agosto de 2016

Conheça as 5 principais ferramentas de Gestão de Riscos

A análise e a mitigação de riscos em um negócio são fundamentais para evitar que a empresa sofra com o desperdício de recursos e com as ameaças em geral. Para que essa atuação adequada seja possível, é preciso utilizar aquelas ferramentas que auxiliem a identificar, mensurar, analisar e gerir esses riscos da maneira correta.

Pensando nisso, no post de hoje você vai saber quais são as cinco principais ferramentas de gestão e análise que o mercado vem usando. Confira!

FMEA

FMEA diz respeito à análise de modos de falha e efeitos e consiste não apenas na identificação dos riscos, mas também em conhecer quais são as suas causas primárias. Ao fazer isso, ocorre não apenas uma identificação dos riscos, mas também a busca por ações preventivas.

Além disso, são levadas em consideração as possíveis consequências dessas falhas, de modo que a gestão tenha uma análise mais completa dos impactos que podem ser causados pela não utilização de medidas preventivas. Por isso, a análise também dispõe sobre quais ações de detecção e de correção devem ser tomadas.

SWOT

A análise ou matriz SWOT é a sigla, em tradução livre, para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Essa ferramenta permite que a gestão faça uma análise interna — ao identificar forças e fraquezas do negócio — e também uma análise externa, ao identificar oportunidades e ameaças do ambiente.

Com essa análise de riscos integrada, você identifica o que precisa ser melhorado ou modificado e também o que deve ser mantido e aprimorado. Quanto às ameaças, consegue mitigar os riscos mais facilmente e também evita o desperdício de oportunidades.

Diagrama de Ishikawa

Também conhecido como diagrama espinha de peixe, essa ferramenta leva em consideração os 6 M’s envolvidos em um processo produtivo ou em um produto: material, método, medida, máquina, meio ambiente e mão de obra.

Em cada um desses fatores são identificadas prováveis causas para um determinado risco. É uma ferramenta útil para a gestão quando se deseja conhecer as principais causas de um risco específico, de modo a analisá-lo de maneira mais aprofundada.

Matriz de probabilidade e impacto

A matriz de probabilidade e impacto serve para categorizar e priorizar riscos de modo que os mais graves sejam eliminados primeiro. Funciona assim: uma tabela é feita e na coluna é estabelecida a probabilidade de 1 a 5, em que 5 é quase certo e 1 é remota.

Já na linha são estabelecidos os impactos, também de 1 a 5, em que 5 significa catastrófico e 1 significa insignificante. A partir disso, faz-se uma multiplicação de valores. Se um risco é catastrófico e quase certo, seu valor é 25 e é o que merece mais atenção. Assim, você conhece os riscos principais e consegue identificar quais merecem mais atenção.

As ferramentas de gestão e análise de riscos servem tanto para identificação de ameaças como também para identificar suas causas e ações preventivas. Com isso, o gerenciamento de projetos se torna mais assertivo e o negócio passa a estar mais protegido contra os possíveis impactos de um risco.

PMBOK

Sigla do título “A Guide to the Project Management Body of Knowledge”, o PMBOK não é uma metodologia, mas, sim, um livro que funciona um guia sobre como realizar a gestão de projetos e seus riscos de maneira eficiente.

O livro baseia-se na aplicação de conhecimento para o gerenciamento do projeto e justamente por isso conta com uma divisão em novas áreas do conhecimento. Além de falar sobre o gerenciamento da comunicação e do tempo do projeto, uma das áreas diz respeito justamente ao gerenciamento dos riscos.

Ao fazer uso desses conhecimentos, as atividades se tornam padronizadas e a satisfação de diferentes stakeholders sobre o projeto é alcançada.

Esse conteúdo foi útil para você? Então aproveite para assinar nossa newsletter e receber mais posts como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta