Compliance: tudo o que você precisa saber sobre o assunto
22 de maio de 2017
Por que investir na metodologia MASP de análise e solução de problemas
12 de julho de 2017

Consultoria organizacional: o que é, no que ajuda, como funciona?

No universo corporativo, o grande objetivo é gerar vantagem competitiva e conseguir se destacar perante a concorrência. A partir disso, surgem diversas soluções no mercado que visam promover mudanças positivas e proporcionar benefícios financeiros para essas instituições. Uma delas é a consultoria organizacional, cujo papel está sendo cada vez mais fundamental para a conferir agilidade e eficácia aos processos internos.

Continue lendo esse post para entender melhor sobre o que é consultoria organizacional e em quais aspectos ela pode ser benéfica para sua empresa!

O que é consultoria organizacional?

A consultoria organizacional é uma prestação de serviços profissionais que ocorre entre consultor e empresa/cliente. Ela consiste em um método de auxílio no qual são oferecidas as competências necessárias para que o cliente possa aumentar a qualidade de seus serviços e, assim, obter bons resultados financeiros.

Vale destacar que o consultor apenas auxilia na tomada de decisões, sem interferir diretamente. Ou seja, sua função é oferecer apoio e suporte à empresa, sugerindo soluções viáveis e adequadas para as necessidades identificadas. Mas a execução dessas ações planejadas exige o compromisso do gestor e da equipe de colaboradores.

Existem duas categorias principais de consultoria organizacional:

Consultoria Interna

Nela, o consultor faz parte do próprio time de colaboradores da empresa. Logo, ele já está inserido na cultura organizacional e conhece as demandas e necessidades do negócio. Além disso, ele pode elaborar projetos mais complexos devido a sua maior disponibilidade.

Consultoria Externa

Está relacionada a uma instituição à parte, que presta serviços para diferentes clientes simultaneamente. Apesar de não oferecer uma disponibilidade integral, esse tipo de consultoria conta com um know-how específico, devido à maior bagagem e experiência.

Como ela funciona?

Em geral, a consultoria organizacional passa por várias etapas. A primeira é o contrato, no qual são estabelecidos prazos, valores e metas para a prestação de serviço. Logo após, o consultor realiza um estudo organizacional, no qual é feito um diagnóstico detalhado e preciso da atual situação do negócio.

A partir dos dados levantados, são identificados os problemas e as necessidades da organização. Com base nessas informações, é feita uma análise das alternativas viáveis e o levantamento de riscos. Depois, são traçadas ações que gerem melhorias nos pontos observados.

Para concluir, as decisões são colocadas em prática e, finalmente, é feita uma avaliação dos resultados obtidos. Também pode ocorrer a verificação dos outros setores da organização, quando será decidido se há a necessidade de outras mudanças.

Quais são seus benefícios?

Renovação dos processos internos

Investir em uma consultoria organizacional pode trazer impactos positivos no desempenho da empresa. Devido ao amplo conhecimento de mercado, é possível usufruir de uma visão com foco em resultados e baseada em experiências anteriores, garantindo renovação dos processos internos.

Motivação para mudanças

Além disso, o consultor trabalha com projetos, o que facilita o entendimento do escopo e garante o cumprimento dos prazos. Também é possível notar que essa parceria ajuda na comunicação entre a instituição e seus colaboradores, trazendo uma motivação extra e impulsionando mudanças.

Imparcialidade da consultoria externa

A consultoria externa conta com algumas vantagens em particular. Por trazer um olhar de fora sobre os problemas, é uma garantia de visão crítica e neutra. Assim, há uma abordagem mais racional, o que incentiva a tomada de iniciativas sem medo. Outro ponto que merece destaque é a economia, pois o vínculo contratual é temporário e se dá apenas quando necessário.

Bastante difundida nas grandes corporações, a contratação de consultorias organizacionais agora também está conquistando espaço nas pequenas e médias empresas. E com razão, afinal essa prática pode trazer várias mudanças importantes para o negócio. Por isso, uma consultoria organizacional é altamente recomendada para todos os gestores que desejam crescimento saudável e reconhecimento no mercado.

Gostou do texto? Siga a ISOTEC nas redes sociais e receba outros artigos sobre gestão empresarial ― estamos no Facebook e LinkedIn!

1 Comentário

  1. juliana disse:

    Eu gostei,mas nao sei fazer um trabalho sobre esse tema, estou fazendo faculdade online na mauricio de nassau e eles estao pedindo isso, mas nao me sinto segura pra fazer eu acho que falta alguma coisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta