Gestão Ambiental: como ela pode influenciar os resultados da sua empresa?

A preocupação ambiental deixou de ser considerada apenas um diferencial corporativo há muito tempo. Hoje ela é vista como uma obrigação, afinal, toda atividade produz impacto ao meio ambiente em algum nível. Entretanto, as práticas de gestão ambiental podem parecer mais uma entre as tantas responsabilidade da sua organização, certo? Por isso, resolvemos ajudar você nesse processo.

Em primeiro lugar, é preciso reconhecer as vantagens dessas práticas, que incluem aumento da produção, credibilidade à marca e saúde e segurança no trabalho. Além disso, seu produto ou serviço vai se destacar por conta do marketing ambiental, um diferencial dos negócios que se preocupam com o meio ambiente. Todavia, para conquistar esses benefícios, sua empresa precisa se adaptar.

Neste artigo, você vai entender por que a gestão ambiental é importante, conhecer os principais desafios para sua implementação e dar os passos iniciais para aplicá-la na sua empresa. Confira!

Identificar os impactos

Pode parecer fácil à primeira vista, mas identificar os impactos da organização ao ambiente exige uma análise minuciosa de todos os seus processos. O primeiro passo é ficar atento às rotinas dos colaboradores para, então, coletar informações e organizá-las de forma a facilitar o acesso, pois elas serão importantes em outro momento.

Definir uma política ambiental

Após identificados os danos causados nos processos, uma política ambiental para a instituição precisa ser definida. Ela deve ser baseada na visão, missão e valores cultivados entre os gestores e empregados e também se adaptar à cultura organizacional.

Conscientizar e engajar funcionários

As pessoas que estão todos os dias na empresa são aquelas que mais têm poder de contribuir com sua evolução. A conscientização dos colaboradores vai fazer com que eles reflitam sobre as próprias rotinas e possam fazer parte dessa transformação, sugerindo ações positivas e mudando maus hábitos.

Aplicar a teoria dos 3 R’s

Apenas restringir práticas que não levam em conta o comprometimento ambiental não é suficiente. É necessário transformar tudo o que é de alguma forma descartado no processo de produção reutilizável, reciclável ou, no mínimo, reduzido, seguindo assim a regra dos R’s.

Tornar a gestão ambiental uma certificação

Depois de todo esse esforço, o empreendimento que está sob sua gestão pode finalmente se beneficiar.

A partir da certificação ISO 14001, a empresa recebe o selo de socioambientalmente responsável e mostra-se ao mercado como uma organização robusta, consciente e, na maioria das vezes, a frente de seus concorrentes. A escolha de uma certificadora de confiança que possa realizar o procedimento torna essa etapa final bem mais tranquila!

Seja qual for o tamanho do negócio gerenciado por você, a atenção dada à gestão ambiental sem dúvidas representa um avanço e vai impulsionar a entrada e relacionamento com novos mercados e setores cada vez maiores. Mas lembre-se que apenas uma atitude não transforma toda a realidade, é preciso estar sempre antenado às novidades do meio empreendedor.

Para se manter atento às melhores formas de melhorar sua empresa, nos siga nas redes sociais. Estaremos esperando com dicas fresquinhas  e muito úteis!

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