Gestão ambiental empresarial: como e por que implementar?

Caracterizada por ser um processo administrativo que enfatiza a sustentabilidade e o bem-estar do nosso planeta, a gestão ambiental empresarial pode desempenhar um papel de extrema importância não apenas para a conservação do ecossistema, mas também para o sucesso de um negócio.

Diante de um mercado cada vez mais consciente quanto aos impactos causados à natureza, não há como questionar o fato de que as organizações que não fizerem a sua parte na preservação do meio ambiente poderão ser prejudicadas perante o seu público.

Então, pensando exatamente nisso, elaboramos este artigo. Aqui, apresentamos os principais pontos em relação à gestão ambiental empresarial que você deve conhecer. Aproveite a leitura. Não perca!

Qual é o conceito de gestão ambiental empresarial?

Para começar, nada melhor do que esclarecermos o que exatamente significa gestão ambiental empresarial. Então, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ela é definida como parte da estrutura organizacional que compreende as responsabilidades, os processos, as práticas, os recursos de aplicação, a revisão e as manutenções das políticas de proteção ao meio ambiente.

Por que ela é tão importante?

Agora que você já sabe o que é, mostraremos por que a gestão ambiental empresarial é tão importante. Para isso, a seguir, listamos alguns dos principais benefícios para o negócio, entre os quais se incluem:

  • redução de custos devido ao menor consumo de insumos e à diminuição na geração de resíduos;
  • segurança de que a legislação ambiental está sendo respeitada;
  • fortalecimento da imagem diante dos clientes e da sociedade como um todo;
  • ganho de conhecimento acerca dos processos da companhia, favorecendo a sua capacidade de inovação;
  • aumento na motivação dos funcionários;
  • melhora da competitividade e do posicionamento de mercado.

Vale destacar as vantagens financeiras que ações como uso de energia solar e captação de água da chuva podem trazer. No médio e longo prazo, elas poderão ser revertidas para outros investimentos. Além disso, ao seguir a legislação, você evita os custos financeiros gerados pela irresponsabilidade ambiental, os quais podem causar multas e abalar a reputação da empresa.

Como aplicar a gestão ambiental empresarial?

Antes de concluirmos, não poderíamos deixar de falar sobre a sua aplicação na empresa. Nesse sentido, uma observação bastante pertinente é em relação à relevância da contração de uma empresa de consultoria com atuação em gestão ambiental.

E por que isso? A resposta é simples: porque essa é a melhor maneira de assegurar um bom planejamento, o qual deverá conter todas as responsabilidades, as práticas, os recursos e os procedimentos para a implementação, para as análises críticas etc.

Então, tenha sempre em mente que, ao respeitar as políticas ambientais, você estará em conformidade com as normas da ISO 14000. Assim sendo, a fim de obtê-la, contar com o auxílio de uma consultoria especializada e com expertise no mercado, com certeza fará toda a diferença para os resultados.

Para concluir, não se esqueça de que, para aumentar as chances de sucesso da sua organização, é preciso torná-la consciente e socialmente responsável.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre gestão ambiental empresarial. Para saber mais detalhes de que como ela funciona e como você pode efetivamente aplicá-la na sua organização, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *