Indicadores de desempenho – como posso começar a utiliza-lo ?

Para saber se a empresa está caminhando no rumo certo e alcançando os resultados esperados, ela precisa utilizar indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de desempenho). A ideia é utilizar essa ferramenta de gestão para verificar se a organização ou um projeto específico está tendo bons resultados. Assim, é possível identificar falhas e desvios, ajustando-os conforme a necessidade. Mas será que você sabe como aplicar os indicadores de desempenho na sua empresa? Confira!

O que são indicadores de desempenho

Todo gestor pode e deve usar os KPIs para verificar se as operações estão evoluindo da forma adequada. Porém, você deve estar pensando: se eu já utilizo relatórios e planilhas de dados, por que preciso desses índices? A resposta é muito simples: os indicadores facilitam a interpretação e a organização dos dados, transformando-os em informações que ajudam na tomada de decisões.

Outro ponto importante é o fato de que, tendo definidos quais são os objetivos e metas a serem alcançados, a empresa pode repassá-los aos colaboradores, até os que estão na parte mais baixa da hierarquia, contemplando todos e mostrando sua importância para o sucesso da empresa.

Como eles funcionam

Para ficar mais claro, veja esse exemplo. Se você tem uma academia, um dos seus KPIs é a porcentagem de alunos que renovam a matrícula. Nesse caso, um dos desafios do negócio é justamente a permanência dos matriculados devido à grande sazonalidade desse tipo de empresa.

Assim, pode-se dizer que os indicadores de desempenho apresentam diversos benefícios, entre eles:

  • Verificação de cumprimento de metas e objetivos;
  • Proteção dos recursos relativos à empresa;
  • Prevenção de erros e reincidência de falhas;
  • Monitoramento de processos gerenciais e de planejamento;
  • Identificação das causas de desvios;
  • Verificação de cumprimento de processos e políticas definidas.

Como aplicar os indicadores de desempenho

Existem diversos indicadores de desempenho que podem ser aplicados na organização. Conheça alguns tipos:

Indicadores estratégicos

São utilizados para verificar se a empresa está caminhando ao encontro da visão estabelecida, ou seja, servem para identificar se os objetivos estabelecidos estão sendo atendidos. Dessa forma, é possível comparar o que a empresa deveria ser com o que ela realmente é.

Indicadores de produtividade

Indicam como está a produtividade de um colaborador ou máquina por hora. O objetivo é analisar como os recursos da organização estão sendo utilizados, sendo que os dados para essa avaliação são as entregas realizadas. Por exemplo, pode-se medir quanto tempo leva para um colaborador realizar determinada tarefa, comparando-o a outro colaborador que executa a mesma atividade. A partir disso é possível saber qual é o mais produtivo.

Indicadores de qualidade

Têm por objetivo identificar possíveis desvios, falhas e não conformidades que ocorram no processo de produção. Assim, é possível verificar, por exemplo, a quantidade de avarias ocorridas em um produto em determinado período de tempo. Esse dado é comparado ao nível de aceitação delimitado pela própria empresa. Os indicadores de qualidade, assim, estão relacionados à satisfação dos consumidores e às características do produto ou serviço vendido.

Um exemplo é a verificação de quantas peças de um lote de mil unidades estão sem avarias. Assim, é obtida a porcentagem de conformidade.

Indicadores de capacidade

Em resumo, representam a capacidade de resposta a determinado processo. Esses indicadores levam em consideração as saídas realizadas em um período de tempo estabelecido. Por exemplo, os indicadores de capacidade podem avaliar quantas peças são embaladas por uma máquina em uma hora.

Indicadores de efetividade

Estão relacionados ao impacto dos resultados, ou seja, se o processo está sendo realizado da maneira correta para atingir o ganho esperado. Além disso, ajudam a verificar quais são as contribuições obtidas com os resultados do projeto.

Em resumo, a efetividade é uma união da eficácia com a eficiência, em outras palavras, fazer o melhor, alcançando os resultados esperados, da melhor maneira e utilizando o mínimo possível de recursos.

Agora que você já conhece os indicadores de desempenho existentes e de que forma eles podem ser aplicados ao seu negócio, assine a nossa newsletter e conheça outras ferramentas de gestão!

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *