ISO 14001 e 9001: entenda suas principais diferenças

A segurança do trabalho, a qualidade e a sustentabilidade são temas frequentemente comentados no mundo corporativo. Afinal, não há como negar a relevância das certificações e padronizações realizadas com essas finalidades. Nesse contexto, as normas ISO 14001 e 9001 adquirem uma posição de destaque no mercado.

Apesar disso, nem todos conhecem as diferenças entre elas, principalmente depois da revisão que aconteceu no de 2015. Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar o que mudou e quais são as particularidades de cada uma.

Leia até o fim para solucionar suas dúvidas a respeito desse assunto!

Qual é a importância delas?

No universo da gestão de empresas, as certificações ganham um papel de destaque, já que atestam — perante os órgãos competentes — a capacidade que a organização tem para lidar com determinados fatores. No casos das ISO 14001 e 9001, quem certifica são os Organismos de Certificação de Sistema da Qualidade (OCS).

A norma ISO 14001 é voltada à implementação de um Sistema de Gestão Ambiental nas empresas, isto é, ela indica que as organizações estão adequadas a um processo de desenvolvimento sustentável.

A 9001, por sua vez, tem a ver com a gestão de qualidade. Ela abrange termos referentes à produção e prestação de serviços da empresa.

Quais são as alterações mais recentes?

Como adiantamos na introdução, ambas foram revisadas em 2015. Confira, logo abaixo, as principais alterações sofridas por cada uma delas.

ISO 9001

As alterações no contexto da organização chamam atenção para a análise de fatores externos e internos para definir objetivos estratégicos. Além disso, na ISO 9001, foi reforçada a ênfase nas responsabilidades das lideranças administrativas, modificando a responsabilidade de um Representante da Administração para a Alta Administração como um todo.

ISO 14001

O planejamento foi um dos pontos mais alterados, principalmente nos que tange aos riscos e oportunidades em relação a aspectos ambientais significativos e requisitos legais aplicáveis. Os novos requisitos de suporte também chamam atenção: recursos, competência, conscientização, comunicação e informação documentada. A consciência, por sua vez, tornou-se uma exigência.

Quais são os principais requisitos de cada uma?

Existem quatro etapas necessárias para a obtenção de ambas as certificações, são elas: Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Auditoria. Em todas elas a presença de uma consultoria ou assessoria empresarial tende a ser de grande auxílio para o cumprimento de todos os requisitos.

Quais são as divergências entre normas ISO 14001 e 9001?

Apesar de serem formadas por estágios semelhantes, as normas exigem diferentes requisitos. Além disso, enquanto a 14001 é voltada às questões ecológicas e de desenvolvimento sustentável, a 9001 está ligada à qualidade e à satisfação dos clientes no final do processo.

Assim sendo, pode-se dizer que, embora sejam verificadas a partir de estruturas muito semelhantes, elas lidam com objetos completamente distintos, de modo que uma tem um escopo mais interno e a outra, mais externo.

Enfim, as normas ISO 14001 e 9001 cumprem diferentes papéis em uma organização. Ainda assim, as duas têm importância similar, já que atestam o comprometimento da empresa perante os clientes e a sociedade como um todo.

Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda com as certificações, entre em contato conosco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *