Como funciona a gestão por indicadores de desempenho?
13 de outubro de 2016
4 fatores essenciais sobre a gestão do clima organizacional
3 de novembro de 2016

Por que investir na metodologia MASP de análise e solução de problemas

Para atingir a excelência nos processos de sua empresa é importante adotar uma metodologia eficaz de correção de problemas, que minimize possíveis falhas e, consequentemente, diminua o impacto dos erros no dia a dia do negócio.

Uma das metodologias mais utilizadas para isso é o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP). Com essa metodologia, é possível analisar, planejar e executar as melhores soluções para diversos problemas.

No post de hoje, vamos explicar como funciona a metodologia MASP e por que você deve implantá-lo em sua empresa para a melhoria dos processos. Confira!

Vamos explicar a metodologia MASP

O Método de Análise e Solução de Problemas é uma metodologia muito utilizada na gestão de qualidade. Ela é composta por 8 passos que permitem diagnosticar e solucionar problemas diversos, principalmente em processos complexos. Os 8 passos do MASP são:

  1. Identificação: a primeira etapa consiste em definir o problema claramente, com detalhes.
  2. Observação: esse é o momento de observar o problema para entender como ele acontece. Nessa etapa, é preciso verificar se é um problema recorrente ou pontual.
  3. Análise: o principal objetivo dessa etapa é investigar e analisar as causas do problema.
  4. Planejamento: esse é o plano detalhado de ações que combatem as causas do problema. Nele deve constar todas as informações com relação a essas ações, como prazos, custos e responsáveis.
  5. Ação: com todas as informações em mãos, nessa etapa o plano será colocado em prática.
  6. Verificação: momento de controlar as ações e verificar se estão ocorrendo dentro do prazo, dos custos estipulados e pelos responsáveis, verificando se o problema foi resolvido.
  7. Padronização: depois da solução, os processos do plano de ação devem ser padronizados para evitar que o problema volte a ocorrer.
  8. Conclusão: nessa etapa final, todo o processo é documentado em relatórios que poderão ser utilizados em planejamentos futuros.

O MASP é um método extremamente eficiente, que pode ser implantado para a solução de problemas de diversos níveis de complexidade.

Implantação do MASP

É importante que o método seja implantando em sua totalidade para que se atinjam os resultados desejados. Como trata-se de uma metodologia minuciosa, é preciso que todos estejam dispostos a participar de todas as etapas e a promover as mudanças necessárias para a resolução do problema. E essa é a grande dificuldade do método: engajar os envolvidos.

É fundamental que haja um trabalho de conscientização quanto à importância de solucionar o problema de forma definitiva. Por outro lado, o grande ganho do MASP é sua eficiência. Caso o método seja levado à risca, são grandes as chances de que o problema seja solucionado, com mínima reincidência.

Importância do MASP

Com a sistematização e o desenvolvimento de uma cultura de resolução de problemas, os processos da empresa passam a fluir com mais agilidade e eficiência. Além disso, o MASP é muito semelhante ao requisito “Ações Corretivas” do ISO 9001, sendo uma importante ferramenta para alcançá-lo.

Portanto, para manter a qualidade dos processos você precisa de ferramentas eficazes e que sejam possíveis de aplicar. Estimule sua equipe a encontrar as melhores soluções e a fazer uso da metodologia MASP!

Quer mais dicas sobre gestão da qualidade? Acesse outros artigos…

3 Comentários

  1. Itacir Xavier Leite disse:

    Boa tarde! Sou leitor assíduo do blog. e novamente gostaria de parabenizá-los pelo post. Muito claro e objetivo.

  2. […] você conseguir fazer um planejamento trimestral, semestral e anual focado em resultados, o que diminuirá a chance de problemas e, consequentemente, minimizará — e muito — os custos ligados aos seus […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta