Quais os principais indicadores ambientais e por que são importantes?

A legislação ambiental brasileira é repleta de particularidades e exigências. E não é para menos já que é imprescindível agir de forma responsável e adequada em relação ao meio ambiente. Nesse contexto, os indicadores ambientais são de grande importância.

Você sabe o que eles são e quais são seus objetivos? Foi pensando nessas questões que desenvolvemos este texto. Durante a leitura, você encontrará as respostas para essas perguntas e outras informações relevantes sobre o tema. Leia até o fim para saber mais a respeito!

O que são indicadores de desempenho ambiental?

No contexto da gestão de empresas, eles são como ferramentas. Em suma, sintetizam informações sobre os impactos ambientais que a empresa causa para desenvolver suas atividades, independentemente do porte e do segmento.

Eles reúnem dados sobre o desenvolvimento sustentável da organização, além da relação que ela tem com aspectos ecológicos em geral. Também funcionam como métricas, permitindo que a empresa mensure o desempenho de seus processos em relação a metas ambientais predefinidas.

Dessa forma, se um indicador vai mal, por exemplo, isso significa que a empresa precisa repensar alguma atividade ou procedimento, porque — em um cenário ideal — os indicadores devem estar em conformidade com as leis e objetivos estratégicos.

Quais são os seus objetivos?

Além de indicarem a responsabilidade organizacional com a legislação ambiental, esses índices também estão associados a outros objetivos. Confira, logo abaixo, quais são eles.

Fortalecer a marca

Uma marca que se preocupa com o meio ambiente passa uma mensagem de preservação para a sociedade. Isso tem efeitos sociais positivos e também contribui para o seu fortalecimento.

Desenvolver com sustentabilidade

Qual gestor ou empreendedor não pensa no desenvolvimento de seu negócio? Ainda assim, a ideia não é desenvolver a qualquer custo, mas sim com sustentabilidade. E operar com os indicadores ambientais em alta é imprescindível para atingir essa finalidade.

Crescer no mercado

O crescimento vem como consequência direta de uma marca forte e sustentável. Se os seus concorrentes não apresentam essas credenciais, eles correm o risco de perder uma fatia significativa do mercado. Isso implica melhores resultados para a o seu produto ou serviço.

Quais são os principais indicadores ambientais?

Norma ISO 14001

A ISO 14001 é uma certificação que atesta a preocupação de uma empresa em crescer com sustentabilidade, evitando praticar ações agressivas à natureza. Ela especifica o que deve ser feito para a implantação e manutenção de um Sistema de Gestão Ambiental efetivo (SGA) e é aplicável a qualquer tipo de organização.

Ela segue a metodologia do ciclo de melhoria contínua, também conhecido como Ciclo PDCA. Para consegui-la, uma empresa precisa seguir um planejamento e uma estratégia de política ambiental.

Padronização de resultados

Padronizar resultados consiste em adequar as atividades da empresa e padronizá-las conforme as normas ambientais. Se algo foge daquilo é esperado, ações corretivas devem ser feitas visando à alteração e à padronização.

Enfim, os indicadores ambientais são importantes por uma série de motivos. No contexto empresarial, eles asseguram que a organização atue segundo as leis e as exigências normativas.

Se você gostou do texto e se interessou pela tema, não deixe de conferir como implementar a gestão ambiental empresarial em seu negócio!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *