Saúde e qualidade de vida dos funcionários e o seu impacto na produtividade

Se você quer saber como a qualidade de vida dos funcionários pode impactar a produtividade de sua empresa, você está no lugar certo. Neste post, vamos mostrar a você quais os benefícios de se planejar políticas de qualidade de vida para os seus colaboradores. Além disso, vamos dar a você algumas sugestões de ações nesse sentido que podem ser promovidas em sua empresa. Confira agora mesmo!

Benefícios gerados pelo investimento em qualidade de vida

Trabalhadores felizes trabalham mais e melhor

Os colaboradores que trabalham satisfeitos certamente investem uma maior parcela de sua jornada de trabalho em atividades realmente profissionais. Isso significa que o tempo dispensado a questões pessoais, por exemplo, é diminuído drasticamente quando os funcionários se sentem bem e equilibrados. Mais trabalho é sinônimo de maior produtividade para a empresa.

Trabalhadores mais motivados são mais produtivos

Se a sua empresa investe em políticas de qualidade de vida, com certeza seus funcionários trabalharão mais motivados. Tendo razões para permanecer e até mesmo para crescer na companhia, eles serão mais empenhados e dedicados. Como consequência, você terá uma maior taxa de retenção dos melhores e mais produtivos funcionários e menores índices de turnover.

Redução das taxas de absenteísmo

A qualidade de vida no trabalho tem impactos diretos na saúde física e mental de seus funcionários. Se há, em sua empresa, ações para reduzir o stress e aumentar o bem-estar de seus colaboradores, eles adoecerão menos. Assim, os índices de absenteísmo e os prejuízos gerados por essa situação poderão ser drasticamente reduzidos.

Ações que promovem qualidade de vida no trabalho

Reconheça o bom trabalho realizado

A qualidade de vida no trabalho passa, certamente, pelo reconhecimento dos bons funcionários. Se um colaborador sente que investe todos os seus esforços na empresa, mas nunca é reconhecido, certamente ficará desmotivado e insatisfeito. Assim, elogiar e premiar os melhores funcionários evitará que eles se sintam desgastados e descontentes.

Ofereça recompensas

O que, à primeira vista, pode parecer um gasto adicional, na verdade é um investimento. Planejar ações que recompensem metas atingidas, por exemplo, garantem um alto retorno. Dependendo do porte de sua empresa, você poderá oferecer prêmios mais modestos ou mais vultuosos. Uma viagem no final do ano ou um 14º salário, por exemplo, certamente aumentarão a qualidade de vida de seus colaboradores.

Faça parcerias com outras empresas

A qualidade de vida dos funcionários está diretamente relacionada aos momentos de lazer que eles possuem à disposição. Assim, parcerias com outras empresas, como por exemplo, academias de ginástica e clubes, podem ser ótimos incentivos a seus funcionários. Ter opções de lazer e entretenimento disponíveis e ainda pagar um preço menor por isso contribui muito para a qualidade de vida de sua equipe.

Você percebeu como qualidade de vida dos funcionários e produtividade andam juntas? Gostou das nossas dicas de como ter uma política de recursos humanos voltada ao bem-estar e à saúde do trabalhador?

Para ter acesso a muitas outras informações e sugestões superimportantes, siga agora mesmo nosso perfil no Facebook! Você só tem a aprender cada vez mais! Vamos lá?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *