Ao iniciar qualquer tipo de negócios, é necessário ter em mãos um bom planejamento e algumas dicas valiosas para que você consiga ter sucesso no plano de negócios e também uma boa gestão de qualidade.
Siga nosso passo a passo e organize melhor suas ideias!
É um resumo do seu plano de negócios e nele estarão indicadas as principais informações do documento.
Para ficar mais fácil de redigir essa parte do documento, uma boa ideia é deixar para o final, pois já terá escrito cada um dos itens componentes do seu plano de negócios.
Escreva uma versão objetiva da sua ideia de negócio: se a empreitada refere-se ao comércio, serviços ou se pretende fabricar alguma coisa.
Fale também sobre o que espera para o futuro da empresa, investimentos necessários, faturamento esperado, potenciais clientes, etc.
Liste quem são os empreendedores envolvidos, suas capacidades e objetivos. Coloque também o tipo de contribuição que cada um tem a dar: se é financeiro, se vai ocupar algum cargo operacional ou estratégico.
Indique as condições de formalização da empresa, como situação de inscrição no CNPJ, nome fantasia e razão social.
Defina a missão da empresa (qual a finalidade dela existir), a visão (aonde a empresa deseja chegar, quais os objetivos a serem atingidos) e os valores (no que a empresa acredita). Esse posicionamento vai refletir diretamente na sua cultura organizacional.
Explique qual o ramo de atuação e em que setor se encaixa, como agropecuária, extração mineral, serviços, comércio.
Qual o tipo de enquadramento do negócio, podendo ser microempreendimento individual (MEI), EIRELI, Sociedade Aberta (S.A.), Limitada (LTDA).
Explique qual a forma de tributação que será aplicada. Se a tributação é a de pequenas empresas, MEI, Simples Nacional, algum regime de lucros presumidos ou realizados.
Demonstre claramente qual a composição do capital social evidenciando o valor total e mostrando a divisão de participação de cada sócio.
Nessa parte devem ser indicadas as formas de captação dos recursos que serão necessários para colocar o negócio de pé. Este é o pilar da sua gestão financeira.
Faça um apanhado de quem são os seus clientes potenciais, onde eles estão e qual o perfil de comprador seu negócio terá como alvo.
Mapeie os concorrentes que disputam o mercado. Lembre-se de elencar os diretos, mas também os indiretos.
Liste quais os fornecedores que poderão atender sua demanda. O ideal é ter várias opções para não ficar na mão de poucos.
Descreva, com detalhes, o que está oferecendo para seus clientes. Que tipo de produtos serão os principais e, em caso de serviços, explique como fará o atendimento.
Defina qual a sua estratégia de preços. Quanto pensa em cobrar pelo que está oferecendo e avalie quais as formas de pagamento que poderão ser oferecidas ao mercado.
Nessa parte, faça uma descrição de como pretende divulgar seu produto ou serviço. Elenque os canais de comunicação e os veículos de mídia a serem utilizados. Se puder já colocar os valores que pretende investir, faça isso.
Todo produto ou serviço tem uma forma de ser vendido: por internet, por telefone, representantes comerciais, catálogo de vendas, etc. Aponte aqui as que serão utilizadas no seu caso.
Se você já tiver em mente ou disponível um ponto para instalar o seu negócio, mostre qual é. Caso não possua ainda, deixe discriminado qual é o melhor lugar para estabelecer seu empreendimento considerando acesso pelo cliente, facilidade distribuição, custos e visibilidade do local.
Depois de ter confeccionado um plano de negócios com informações consistentes e uma boa pesquisa de mercado, é hora de testar suas estratégias prestando atenção sempre em seus indicadores de desempenho.
Possivelmente, alguns ajustes precisarão ser feitos, mas não se preocupe: é normal. O importante é manter ele sempre atualizado.
Agora que você já aprendeu a ter sucesso no plano de negócios, siga-nos no LinkedIn, Facebook e Google+ e veja no que mais podemos te ajudar!