A ISO 9001 é uma das certificações de qualidade mais reconhecidas em todo o mundo. Em função disso, não é difícil encontrar um cliente que saiba, de alguma maneira, o que ter um reconhecimento desse tipo significa para uma empresa. Obter uma certificação do tipo gera benefícios internos e externos, já que o mercado também é impactado positivamente. Ficou interessado? Quer saber quais são os principais benefícios da ISO 9001 para a sua empresa? Então continue lendo o post!
1. Otimização de processos
Como certificação de qualidade, a ISO 9001 exige que sejam realizadas mudanças e otimizações nos processos para que eles se tornem melhores, mais eficientes e também mais baratos, o que geraaumento da produtividade.
Com isso, ter uma ISO 9001 significa experimentar uma otimização de processos bastante positiva e que impacta diretamente a qualidade dos produtos. Além disso, essa otimização ajuda a diminuir custos e desperdícios diversos, fazendo com que a estrutura da empresa se torne mais enxuta e mais rentável.
2. Aumento da satisfação do cliente
Com mais qualidade oferecida, o cliente acaba ficando mais satisfeito. Isso acontece porque, pelo mesmo preço, ele pode adquirir um produto que é mais eficiente e que tem mais qualidade, o que faz com que a compra tenha um valor agregado elevado.
Essa satisfação leva a uma potencial fidelização, que ocorre quando o cliente faz com que sua empresa seja uma opção fixa de compra para as suas necessidades. Mais do que isso, o consumidor satisfeito pode indicar sua empresa para outros clientes de mesmo perfil, aumentando a exposição de marca e, também, o faturamento.
3. Melhora da imagem corporativa
Uma empresa que possui uma certificação ISO 9001 transmite muito mais credibilidade do que uma que não detém esse título. Isso faz com que a empresa experimente uma melhoria na imagem corporativa, tornando-se uma referência.
Além disso, a empresa passa a mensagem de que está preocupada em oferecer o melhor produto final para os seus consumidores. Ela também demonstra uma preocupação com o próprio meio ambiente e utilização de recursos, já que um menor número de desperdícios implica em redução da exploração.
4. Obtenção de vantagem competitiva
A ISO 9001 é capaz de gerar uma vantagem competitiva para a empresa por diversos fatores. O primeiro deles é que o produto com mais qualidade atrai mais os consumidores do que aquele que se mantém igual. A diminuição dos custos dos processos também pode fazer com que o produto se torne mais barato, aliando qualidade e baixo preço.
O posicionamento de mercado e a mensagem de responsabilidade ajudam no relacionamento com o consumidor, que confia mais na empresa. Esta, por sua vez, passa a se destacar das demais, adquirindo a desejada vantagem competitiva.
Um dos benefícios da certificação ISO 9001 é a otimização de processos e de custos, gerando maior qualidade e mais satisfação do cliente. Além disso, é possível obter uma vantagem competitiva, gerando um ciclo virtuoso de resultados. Por isso, se sua empresa está buscando uma posição melhor no mercado, a certificação pode ajudar a atingir esse objetivo.
Ainda tem alguma dúvida sobre os benefícios da ISO 9001? Comente e participe!