As atividades relativas aos recursos humanos costumam ser relegadas a segundo plano nas empresas. No entanto, a gestão do clima organizacional é fundamental para atrair e reter talentos, reduzir custos e ter um melhor desempenho organizacional. Assim, é importante que os gestores executem melhorias contínuas e se atentem às necessidades dos colaboradores, motivando-os e oferecendo oportunidades de crescimento. Mas quais são os fatores essenciais para a gestão do clima organizacional? Veja no post!
A gestão do clima organizacional é responsabilidade do gestor. Por isso, ele deve conhecer seus colaboradores, entender seus sentimentos em relação à empresa e conhecer os elementos que interferem no clima organizacional, como salários, remuneração, relacionamentos interpessoais, segurança etc.
Conseguindo manter um bom clima organizacional, a empresa obtém mais eficiência e eficácia, além de se destacar no mercado (ganhando vantagem competitiva por meio da sustentabilidade).
A pesquisa de clima é um dos principais fatores que permitem a gestão do clima organizacional. O objetivo da aplicação deste método é conhecer como está a satisfação dos colaboradores em relação às condições e interações proporcionadas no ambiente da empresa.
A equação é bastante simples: um colaborador satisfeito produz mais e consegue atingir de maneira mais fácil os objetivos direcionados a ele. Por sua vez, a organização obtém mais retorno positivo e conquista mais espaço no mercado. Nesse sentido, a pesquisa de clima organizacional permite conhecer os desejos e opiniões dos colaboradores, aplicando mudanças para melhorar o ambiente de trabalho.
A motivação passa pelo ato de valorizar os colaboradores. Saber elogiar quando se nota uma atitude positiva é importante para mostrar como o colaborador é importante para a organização.
Ter um bom clima organizacional impacta positivamente nos resultados da empresa. Colaboradores satisfeitos tendem a produzir mais e com mais qualidade, além de também exercerem melhor a sua função. Assim, fazer uma boa gestão desse aspecto garante um melhor atendimento ao cliente, mais produtos fabricados, uma equipe de marketing mais eficiente e criativa, gestores mais engajados etc.
Todos esses fatores apresentam melhoria nos resultados gerais da organização, que passa a ser considerada um bom lugar para trabalhar e crescer profissionalmente.
O processo de feedback é outro elemento importante para a gestão do clima organizacional. Mostrar ao colaborador seus pontos positivos e negativos, que precisam ser melhorados, é fundamental para que ele entenda o que a empresa espera dele e o que ele pode fazer para melhorar.
Além de dar ao colaborador a oportunidade de ele melhorar e ter um espaço na empresa, ascendendo de cargo, o feedback também proporciona a redução de custos para a empresa, pois não é preciso fazer processos seletivos constantes. Assim, os mesmos colaboradores são mantidos, diminuindo a rotatividade de capital humano e os custos por talentos.
Empresas de consultoria ajudam muito a fazer uma boa gestão do clima organizacional, porque elas conseguem fazer um diagnóstico comportamental, ou seja, compreender os perfis dos colaboradores presentes na organização, seus comportamentos e desejos, indicando pontos a serem melhorados. Dessa forma, a empresa consegue ampliar a sua visão, abrangendo não só as suas necessidades, mas também as das pessoas que trabalham nela.
Assim, esses 4 fatores ajudam a fazer uma melhor gestão do clima organizacional, fazendo com que a empresa obtenha melhores resultados a partir da criação de um ambiente favorável.
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