Todo mundo sabe que segurança no trabalho é um assunto sério, porém nem todas as empresas dão a atenção que deveriam ao assunto. Você sabia que proteger os colaboradores de acidentes é uma obrigação prevista na lei?
Mas os benefícios de conhecer os indicadores de segurança trabalhista vão além de evitar custos com multas, indenizações e afastamentos. Manter essas práticas garante um bom clima na organização, aumenta a produtividade e ainda pode ajudar na conquista de certificações importantes como ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.
Quer entender melhor como tudo funciona? Então confira alguns dos indicadores de segurança no trabalho ignorados por muitos gestores!
Quando o Ministério do Trabalho faz inspeções de segurança, a empresa pode ser multada caso não atenda às leis de Segurança do Trabalho. Contabilizar o custo mensal dessas multas é uma maneira de identificar problemas na gestão da segurança. Com o tempo, será possível comparar o custo de anos anteriores e descobrir se a empresa está evoluindo ou regredindo. Dessa forma, fica mais fácil tomar medidas corretivas.
Normalmente, a própria empresa prevê inspeções no prédio, veículos, máquinas, ferramentas e instalações. Caso ainda não exista um planejamento nesse sentido, é preciso começar o quanto antes. Assim, esse indicador de segurança do trabalho será medido calculando a relação entre o número de inspeções planejadas e o número de inspeções que de fato foram realizadas.
Além de monitorar a porcentagem de inspeções realizadas, também é possível utilizar um indicador que acompanha o número de problemas encontrados durante as verificações. Para isso, basta calcular a relação entre o número de inspeções feitas e a quantidade de não conformidades detectadas. Naturalmente, todas as não conformidades representam uma ameaça à segurança do trabalho e devem ser corrigidas imediatamente.
Quando o assunto é segurança do trabalho, muitos gestores pensam apenas na prevenção de acidentes e esquecem de cuidar da saúde dos seus colaboradores. Trabalho e saúde estão diretamente ligados, desde a alimentação que é feita no refeitório da empresa até eventuais problemas de estresse ou lesão por esforço repetitivo (LER) por conta da atividade profissional.
Para tanto, é recomendado criar um indicador de segurança para os exames de saúde planejados no cronograma da empresa. Esse indicador medirá a relação entre o número previsto de pessoas que deveriam realizar os exames e o número de colaboradores que realmente fizeram os testes.
Interessante, não é mesmo? Como mostramos, os indicadores de segurança no trabalho são essenciais para o planejamento e monitoramento da gestão de segurança de toda empresa. A partir das avaliações é possível estabelecer ou rever políticas empresariais pensando na prevenção. Afinal de contas, o melhor momento para combater os problemas é antes que eles ocorram.
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