A busca pela melhoria dos processos produtivos é uma tarefa que faz parte do dia a dia dos gestores: criar padrões altos para o trabalho e desenvolver formas de atestar a qualidade dos serviços para o mercado podem ser diferenciais para captar e fidelizar clientes.
Uma boa estratégia é buscar por certificados e um dos mais importantes é a Certificação ISO. Você, provavelmente, já deve ter visto marcas que levam esse atestado, mas o que ele quer dizer? Qual sua função?
Hoje vamos falar tudo sobre isso! O que é, que diferencial ele promove e quais as vantagens —para você e para o consumidor. Quer se aprofundar no tema? Então acompanhe!
O conceito ISO foi criado em Genebra, na Suíça, em 1947, como uma entidade que propunha a normatização das atividades de uma empresa por meio de modelos de alto nível. Disso surgiu a ideia do International Organization for Stardardizartion — ou em português, Organização internacional para padronização.
A ideia foi melhorar a qualidade dos produtos e serviços prestados por empresas de diversos ramos, e para isso vários modelos de certificação foram criados:
Note que cada tipo de certificado garante que a empresa possui bons padrões, garantindo um significativo diferencial competitivo.
Com o mercado cada vez mais em alta, é fundamental que você se preocupe com as referências de trabalho para seus funcionários se basearem.
Conseguir esse título envolve um empenho dos gestores — e de sua equipe — para adequar as práticas da empresa com foco nos requisitos obrigatórios. Por isso, parceiros de consultoria e auditoria de qualidade podem te ajudar a identificar os principais erros e alinhar as tarefas para fazer essa implementação.
Alguns parâmetros de gestão podem servir como um norte para alcançar os patamares básicos desse desafio:
Criar parcerias especializadas é uma forma estratégica de organizar atividades e alcançar padrões exigidos para obtenção da Certificação ISO, então não hesite em buscar ajuda!
Você já ficou em dúvida sobre dois serviços de diferentes marcas e acabou por escolher aquele que aparentava ser mais profissional? Quando um cliente indeciso está procurando por determinado produto, os certificados de qualidade podem pesar — e muito — na escolha de uma marca.
São eles os responsáveis por atestar que a empresa está em conformidade com bons padrões, dando mais segurança na hora de efetivar uma venda e melhorando a imagem da sua marca no mercado. Assim, é possível aumentar o seu fluxo de vendas e manter sempre a qualidade dos processos produtivos estipulados pela ISO.
A regularização dos setores internos da sua empresa pode demandar um tempo, mas com o auxílio correto, esse desafio pode ser vencido, impulsionando os indicadores e gerando ótimos benefícios para o negócio.
E aí, leitor? Gostou de aprender o que é a Certificação ISO e qual a importância para garantir vantagem competitiva?
Quer se aprofundar ainda mais nos processos de gestão da sua empresa? Então confira outros atigos em nosso blog.
Gostou do texto? Siga a ISOTEC nas redes sociais e receba outros artigos sobre gestão empresarial ― estamos no Facebook e LinkedIn!