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Quais são os 7 princípios da Gestão de Qualidade ISO 9001

Prezar pela qualidade dos processos é importantíssimo para alcançar na gestão de qualquer organização, pensando em sua estrutura interna e como seu cliente irá ter a percepção do que compra de você ou o serviço que irá receber.

Uma forma de direcionar uma organização para obtenção de resultados consistentes em sua gestão é seguir as diretrizes que sustentam a norma ISO 9001, que é uma base de gestão muito eficiente quando bem implementada e conduzida.

Aprenda os sete princípios de gestão de qualidade ISO 9001 e melhore a sua eficiência nas rotinas do seu negócio.

1. Foco no cliente

O cliente precisa se sentir satisfeito com sua compra ou serviço recebido. Ao utilizar seu produto ou serviço, ele deve sentir que as suas expectativas foram atendidas e realmente recebeu o que esperava, mas pense que o ideal é sempre entregar um pouco mais do que seu cliente espera, o que irá lhe dar o privilégio de sempre fechar novos negócios com este mesmo cliente.

Essa visão deve estar bem clara para a liderança e, a partir dela, ser estendida e aplicada para todos os envolvidos.

2. Liderança

A liderança é ponto chave para cumprir uma estruturação de processos inteligentes e que sejam executados de forma eficiente por toda a equipe. Ela conduzirá a seus colaboradores para atingirem melhores resultados, maior produtividade e automaticamente teremos um reflexo positivo nos seus clientes. Somente com uma liderança adequado você conseguirá conduzir seus processos para os melhores resultados.

3. Competência e engajamento das pessoas

Todos aqueles que estão envolvidos na cadeia produtiva precisam ser aptos a exercer as suas funções de modo eficiente, bem como também vestir a camisa. Equipes não comprometidas podem prejudicar a qualidade de sua entrega e afetar os resultado de sua organização.

Isso também implica a capacidade de liderança daqueles que estão em posições de destaque — um líder ruim não conseguirá obter o resultado desejado por não estimular e cativar os colaboradores.

Nunca se esqueça que o nível da entrega a ser realizada para seu cliente, dependerá muito da competência e engajamento desenvolvida em sua equipe.

4. Abordagem de processo

É preciso compreender como funciona cada processo importante em sua organização e como acontece suas interações, o que te levará a ter uma visão clara sobre o funcionamento de sua estrutura organizacional, através de controles eficientes e metas estabelecidas.

É preciso planejar cada processo, torná-lo mais produtivo, de forma a evitar perda de tempo e de recursos, bem como otimizar a energia despendida pela equipe na execução de suas atividades.

5. Melhoria

A melhoria é algo que deve estar inserida na cultura de sua organização, pois é o processo que irá te alavancar para melhores resultados.

É importante que tenha

Não é sempre uma questão de erro, mas da necessidade de otimização do seu negócio. Se é possível automatizar um elemento do seu negócio de forma a diminuir o tempo de processamento de informação, isso é uma melhoria poderosa e que não está necessariamente ligada a equívocos e falhas, então não deixe de estar sempre atento para identificar onde podemos mudar para melhorar.

Tenha em mente os 12 princípios da “Melhoria Contínua”:

  1. Corrija os erros no momento em que forem identificados;
  2. Use a cabeça, não a carteira;
  3. Repita o “porquê” 5 vezes;
  4. A Melhoria contínua nunca acaba;
  5. Trabalhe em equipe, colaborando;
  6. Os problemas são oportunidades;
  7. Primeiro entenda o problema, depois vá e conheça;
  8. Evite as desculpas e assuma;
  9. Abandone as ideias fixas, seja flexível;
  10. Nunca desista, seja proativo;
  11. Não subestime a inteligência e o conhecimento dos outros;
  12. Opte pela solução mais simples, não pela perfeita.

6. Decisão baseada em informações

O achismo não leva a nada! É importante que todas as decisões tomadas sejam baseadas em informações reais, conduzindo a atitudes mais inteligentes.

Por exemplo: a qual melhoria real a automatização de um processo pode levar? O que será economizado? O custo-benefício vale a pena?

Às vezes, você pode acreditar que não há erros na sua cadeia produtiva também, caso não monitore adequadamente. Isso pode levar a um colapso dos processos porque, quando as falhas forem evidentes, já haverá um grande prejuízo em andamento.

7. Gestão do relacionamento

Lembra-se de que o foco é no cliente? Pois é, isso significa que não se encerra a sua relação com ele no momento em que o produto ou o serviço é entregue. É necessário estabelecer uma boa relação com ele no pós-venda também.

Esse item também está relacionado com a gestão de relacionamentos entre os setores da empresa, entre líderes e colaboradores, e entre empresa e fornecedores.

Esses princípios de gestão de qualidade ISO 9001 ajudarão a orientar os processos da sua empresa, bem como estabelecer parâmetros importantes para o seu sistema de gestão.

O que achou desse assunto?

Grande abraço!

3 Comentários

  1. Curso Online disse:

    Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

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