Prezar pela qualidade dos processos é importantíssimo para alcançar na gestão de qualquer organização, pensando em sua estrutura interna e como seu cliente irá ter a percepção do que compra de você ou o serviço que irá receber.
Uma forma de direcionar uma organização para obtenção de resultados consistentes em sua gestão é seguir as diretrizes que sustentam a norma ISO 9001, que é uma base de gestão muito eficiente quando bem implementada e conduzida.
Aprenda os sete princípios de gestão de qualidade ISO 9001 e melhore a sua eficiência nas rotinas do seu negócio.
O cliente precisa se sentir satisfeito com sua compra ou serviço recebido. Ao utilizar seu produto ou serviço, ele deve sentir que as suas expectativas foram atendidas e realmente recebeu o que esperava, mas pense que o ideal é sempre entregar um pouco mais do que seu cliente espera, o que irá lhe dar o privilégio de sempre fechar novos negócios com este mesmo cliente.
Essa visão deve estar bem clara para a liderança e, a partir dela, ser estendida e aplicada para todos os envolvidos.
A liderança é ponto chave para cumprir uma estruturação de processos inteligentes e que sejam executados de forma eficiente por toda a equipe. Ela conduzirá a seus colaboradores para atingirem melhores resultados, maior produtividade e automaticamente teremos um reflexo positivo nos seus clientes. Somente com uma liderança adequado você conseguirá conduzir seus processos para os melhores resultados.
Todos aqueles que estão envolvidos na cadeia produtiva precisam ser aptos a exercer as suas funções de modo eficiente, bem como também vestir a camisa. Equipes não comprometidas podem prejudicar a qualidade de sua entrega e afetar os resultado de sua organização.
Isso também implica a capacidade de liderança daqueles que estão em posições de destaque — um líder ruim não conseguirá obter o resultado desejado por não estimular e cativar os colaboradores.
Nunca se esqueça que o nível da entrega a ser realizada para seu cliente, dependerá muito da competência e engajamento desenvolvida em sua equipe.
É preciso compreender como funciona cada processo importante em sua organização e como acontece suas interações, o que te levará a ter uma visão clara sobre o funcionamento de sua estrutura organizacional, através de controles eficientes e metas estabelecidas.
É preciso planejar cada processo, torná-lo mais produtivo, de forma a evitar perda de tempo e de recursos, bem como otimizar a energia despendida pela equipe na execução de suas atividades.
A melhoria é algo que deve estar inserida na cultura de sua organização, pois é o processo que irá te alavancar para melhores resultados.
É importante que tenha
Não é sempre uma questão de erro, mas da necessidade de otimização do seu negócio. Se é possível automatizar um elemento do seu negócio de forma a diminuir o tempo de processamento de informação, isso é uma melhoria poderosa e que não está necessariamente ligada a equívocos e falhas, então não deixe de estar sempre atento para identificar onde podemos mudar para melhorar.
Tenha em mente os 12 princípios da “Melhoria Contínua”:
O achismo não leva a nada! É importante que todas as decisões tomadas sejam baseadas em informações reais, conduzindo a atitudes mais inteligentes.
Por exemplo: a qual melhoria real a automatização de um processo pode levar? O que será economizado? O custo-benefício vale a pena?
Às vezes, você pode acreditar que não há erros na sua cadeia produtiva também, caso não monitore adequadamente. Isso pode levar a um colapso dos processos porque, quando as falhas forem evidentes, já haverá um grande prejuízo em andamento.
Lembra-se de que o foco é no cliente? Pois é, isso significa que não se encerra a sua relação com ele no momento em que o produto ou o serviço é entregue. É necessário estabelecer uma boa relação com ele no pós-venda também.
Esse item também está relacionado com a gestão de relacionamentos entre os setores da empresa, entre líderes e colaboradores, e entre empresa e fornecedores.
Esses princípios de gestão de qualidade ISO 9001 ajudarão a orientar os processos da sua empresa, bem como estabelecer parâmetros importantes para o seu sistema de gestão.
O que achou desse assunto?
Grande abraço!
3 Comentários
Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.