A legislação ambiental brasileira é repleta de particularidades e exigências. E não é para menos já que é imprescindível agir de forma responsável e adequada em relação ao meio ambiente. Nesse contexto, os indicadores ambientais são de grande importância para garantir seu respeito ao meio ambiente.
Você sabe o que eles são e quais são seus objetivos?
Foi pensando nessas questões que desenvolvemos este texto. Durante a leitura, você encontrará as respostas para essas perguntas e outras informações relevantes sobre o tema.
Leia até o fim para saber mais a respeito!
No contexto da gestão de empresas, eles são ferramentas que direcionam como a gestão ambiental esta sendo conduzida em sua empresa e quais seus resultados. Em suma, sintetizam informações sobre os impactos ambientais que a empresa causa para desenvolver suas atividades, independentemente do porte e do segmento.
Eles reúnem dados sobre o desenvolvimento sustentável da organização, além da relação que ela tem com aspectos ecológicos em geral. Também funcionam como métricas, permitindo que a empresa mensure o desempenho de seus processos em relação a metas ambientais predefinidas.
Dessa forma, se um indicador vai mal, por exemplo, isso significa que a empresa precisa repensar alguma atividade ou procedimento, porque — em um cenário ideal — os indicadores devem estar em conformidade com as leis e objetivos estratégicos.
Além de indicarem a responsabilidade organizacional com a legislação ambiental, esses índices também estão associados a outros objetivos. Confira, logo abaixo, quais são eles.
Uma marca que se preocupa com o meio ambiente passa uma mensagem de preservação para a sociedade. Isso tem efeitos sociais positivos e também contribui para o seu fortalecimento.
Qual gestor ou empreendedor não pensa no desenvolvimento de seu negócio? Ainda assim, a ideia não é desenvolver a qualquer custo, mas sim com sustentabilidade. Não se esqueça que o tema “meio ambiente” é altamente valorizados pelo mercado e seus clientes.
O crescimento vem como consequência direta de uma marca forte e sustentável. Se os seus concorrentes não apresentam essas credenciais, eles correm o risco de perder uma fatia significativa do mercado. Isso implica melhores resultados para a o seu produto ou serviço.
Quando pensar na estruturação dos indicadores, sempre tente cruzar dados para mostrar representatividade do que você quer expor no processo que esta sendo monitorado.
Se precisa estabelecer um indicador ambiental para consumo de energia, água, outros recursos naturais, ou quer mensurar resultado com base em geração de resíduos, por exemplo, você precisa ter em mente uma regra muito importante na formação destes indicadores. Se que mensurar e saber se um resultado melhorou ou piorou, precisará fazer um cruzamento de informações com algo que demonstre a representatividade deste número em seu processo como todo.
Algumas ideias de cruzamento de dados seria utilizar kg produzido, hora homem trabalhada, unidades produzidas, km rodado, passageiros transportados, clientes atendidos, enfim, pense qual dado seria mais representativo em seu negócio para realizar o cálculo do indicador.
Para facilitar seu entendimento, vou te mostrar alguns exemplos:
Enfim, existem muitas possibilidades de indicadores ambientais, mas é muito importante que ele seja representativo para o “SEU” negócio, ou seja, o bom indicador para outras empresas de outros ramos de atividades, não terá a mesma formatação e eficiência na medição quando estabelecido em sua empresa.
A ISO 14001 é uma certificação que atesta a preocupação de uma empresa em crescer com sustentabilidade, evitando praticar ações agressivas à natureza. Ela especifica o que deve ser feito para a implantação e manutenção de um Sistema de Gestão Ambiental efetivo (SGA) e é aplicável a qualquer tipo de organização.
Ela segue a metodologia do ciclo de melhoria contínua, também conhecido como Ciclo PDCA. Para consegui-la, uma empresa precisa seguir um planejamento e uma estratégia de política ambiental.
Então, se você busca trilhar um caminho de sustentabilidade do negócio e consciência ambiental, não deixe de pesquisar sobre esta norma, pois além desta certificação possibilitar um gerenciamento eficiente do tema, também será um grande diferencial em seus clientes.
Gostou do texto? Siga a ISOTEC nas redes sociais e receba outros artigos sobre gestão empresarial ― estamos no Facebook e LinkedIn!