Os funcionários são a principal representação da sua empresa diante dos clientes. Profissionais capacitados, além de passar uma imagem positiva da sua marca, realizam excelentes atendimentos e aumentam a produtividade, gerando mais lucro para o negócio. Por isso, é importante que a empresa invista na gestão do conhecimento, um dos requisitos da ISO 9001:2015 para certificação de qualidade.
Neste post, saiba mais sobre esse item da gestão de qualidade e confira 4 dicas de como capacitar funcionários!
A gestão do conhecimento é um dos requisitos exigidos pela ISO 9001:2015 para empresas que desejam se certificar. Gerenciar conhecimento significa saber quais conceitos são necessários para o bom funcionamento do negócio, quais pessoas possuem esses conhecimentos e quem no time ainda precisa aprendê-los.
A partir daí, é preciso criar procedimentos para capacitar todos os envolvidos com a empresa. Isso porque conhecimento não é apenas acesso à informação, mas saber como utilizar os dados aprendidos para que empresa e colaboradores possam crescer.
O sucesso de uma empresa depende de vários esforços e um deles é a capacidade do seu pessoal. Nesse aspecto, é importante que os colaboradores tenham, aprimorem e desenvolvam habilidades necessárias para o crescimento do negócio.
Por meio da capacitação, é possível fazer com que colaboradores desenvolvam características e venham a adquirir conhecimentos que possam, inclusive, torná-los capazes de ensinar outras pessoas. São inúmeros os benefícios da capacitação, entre eles:
Existem várias formas de capacitar os funcionários e ter uma empresa que compreende a importância da gestão do conhecimento. Confira 4 delas:
Muitas vezes, a correria do dia a dia impede que os funcionários acompanhem o lançamento de livros e revistas em sua área de atuação. Uma forma de resolver esse problema é levar esses itens para dentro da empresa, possibilitando que os colaboradores saibam o que surge de novo no ramo, aprendendo sobre como aplicar em seu trabalho. Isso gera motivação e aumenta a produtividade.
Uma das melhores formas de capacitar funcionários é oferecendo palestras e workshops. Você pode contratar empresas especializadas em diferentes tipos de capacitação, como também pode incentivar que os próprios colaboradores apresentem para os colegas os assuntos que dominam.
Pagar pelos estudos dos funcionários é uma das melhores formas de mostrar a eles a importância que têm para sua empresa. Além de aumentar a autoestima e a produtividade, é uma forma de reter talentos e ter profissionais atualizados para inovar em seu negócio.
É preciso que você reconheça entre seus funcionários aqueles que têm maior disposição para aprender e se atualizar, a fim de investir nessas pessoas. Além disso, verifique os esforços daqueles que procuram trazer melhorias para a empresa e premie essa dedicação, seja por meio de bônus em dinheiro, feedbacks em público ou outra espécie de incentivo.
Viu como existem diversas ideias interessantes que podem ajudar a capacitar funcionários? A gestão do conhecimento é um dos elementos obrigatórios do Sistema de Gestão de Qualidade. Manter sua empresa atualizada com relação a esse quesito significa ganhar tanto em qualidade quando em competitividade mediante a concorrência.
Tem outras ideias interessantes sobre capacitação de funcionários? Compartilhe pelos comentários!
Gostou do texto? Siga a ISOTEC nas redes sociais e receba outros artigos sobre gestão empresarial ― estamos no Facebook e LinkedIn!