Você já deu início ao planejamento estratégico para o ano que vem em sua empresa? Se ainda não, saiba que esse é um passo extremamente importante, em especial para quem deseja acabar com a atuação corretiva e assumir uma gestão muito mais estratégica no novo ano.
Os benefícios de se desenvolver um planejamento estratégico são muitos, pois ele permite avaliar a real situação da empresa e qual o seu potencial de crescimento para os próximos 12 meses. Dessa forma, você vai adquirir pleno domínio do seu negócio, e terá condições de tomar decisões mais acertadas e produtivas.
Para ajudar você a montar o seu planejamento estratégico, separamos algumas dicas essenciais. Continue lendo e descubra como organizar o ano da sua empresa.
Confira!
O ideal é que o planejamento estratégico seja feito nos últimos meses do ano anterior, ou seja, toda empresa deve ter um plano pronto e estruturado antes da virada do ano. No entanto, isso não é motivo para abandonar a estruturação do planejamento. O quanto antes você começar, melhor.
Se você pretende desbravar novos mercados ou continuar fortalecendo a atuação onde já está inserido, saiba que é importante conhecer muito bem o cenário. É relevante ter uma ideia das principais tendências e como elas podem afetar o seu negócio, seus investimentos e seus resultados nos próximos meses.
Informe-se sobre o rumo que a economia nacional está tomando. Por exemplo: prepare-se para avançar nos investimentos caso haja queda de inflação, ou para retrai-los se a taxa de juros crescer.
Além disso, colete informações e analise sua concorrência. O ideal é que você se antecipe a quaisquer medidas que os concorrentes tomem. No entanto, como é difícil prever todos os seus movimentos, é importante que você fique atento.
A melhor forma de saber como vai a sua empresa é por meio da análise de indicadores desempenho. Por isso a importância de manter registros e controles constantes de tudo o que acontece durante o ano.
Essa análise permitirá uma rápida visualização daquelas ações que deram certo e daquelas que não funcionaram tão bem assim. Desse modo, é possível planejar uma atuação com foco em medidas corretivas dos pontos mais vulneráveis da empresa e no fortalecimento dos seus fatores potenciais.
Caso a empresa não tenha controles registrados do último ano, tente utilizar alguma ferramenta de análise do período, como a análise SWOT (ou matriz FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
Metas! Essa palavra pode tirar o sono de muitos gestores, mas, acredite, é ela que levará suas equipes a conquistarem melhores resultados! Isso porque as metas traduzem em números os principais objetivos da empresa.
É preciso definir quanto se pretende faturar, o lucro gerado a partir desse faturamento e quanto desse valor será investido. E tudo isso a partir das duas análises citadas anteriormente – de cenário externo e interno.
Dependendo da situação enfrentada pela empresa, vale a pena manter as metas do último ano, corrigindo os direcionamentos que julgas necessário e incrementando com novos objetivos que o cenário lhe proporcionar.
Os números e objetivos são absolutamente importantes, mas é imprescindível lembrar que essas metas precisam ser realizáveis. Isto é, é preciso saber como chegar ao objetivo visado.
A melhor forma de planejar o cumprimento das metas é estruturando planos de ação, que vão transformar as metas finais em planos menores e mais fáceis de serem alcançados.
O ideal é que os planos de ação sejam acompanhados de ferramentas de gestão que deem suporte à sua execução. Nesse sentido, existem inúmeras formas de buscar auxílio, seja em plataformas online ou recorrendo a consultorias pontuais para estabelecer um planejamento viável.
O planejamento estratégico possibilitará a conquista de maior eficiência na gestão da empresa, reduzindo os imprevistos e construindo uma visão sistêmica na tomada de decisão.
Pronto para acabar com a correria e improviso ao resolver os problemas e dar início a uma gestão mais estratégica? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas dicas!