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Auditoria de Qualidade e seus Benefícios

auditoria da qualidade

A Auditoria da Qualidade pode trazer diversos benefícios para que sua empresa possa ter domínio total sobre seus processos e tenha agilidade suficiente para corrigir problemas identificados. Objetivos bem definidos e tarefas cumpridas dentro do prazo planejado são indícios de uma gestão eficiente, que conta com características de uma boa gestão, sendo assim, somente as auditorias são essenciais para manter cada processo no caminho certo.

A gestão da qualidade se preocupa em definir as políticas a serem seguidas, assim como itens de controle, características do produto e análises, por meio de métricas bem estruturadas e processos geridos de forma inteligente.

Vejamos qual o papel da Auditoria de qualidade nos processos de sua empresa e como ela pode ser aplicada.

 

O que é a ISO 9001?

A ISO 9001 trata de uma norma de gestão da qualidade, utilizada como ferramenta de gestão para empresas de qualquer porte, segmento ou localidade em todo o mundo. É uma certificação que comprova que processos, produtos e tarefas estão seguindo as orientações de gestão estabelecidos por ela. Isso significa que a organização segue normas internacionalmente reconhecidas e, portanto, ganha credibilidade junto a seus clientes e fornecedores.

Entre os objetivos alcançados com a ISO 9001 se destacam:

  • Análise detalhada do cenário organizacional e definição de estratégica para se posicionar de forma competitiva;
  • Processos bem mapeados e com suas falhas identificadas;
  • Riscos analisados e ações tomadas para minimizá-los;
  • Responsabilidades e autoridades bem definidas em sua equipe;
  • Comunicação clara entre processos e equipes;
  • Comprometimento da empresa com a qualidade em todos os níveis de operação;
  • Preocupação com a percepção dos seus cliente e ações para solucioná-las rapidamente;
  • indicadores e metas estabelecidas para o monitoramento dos processos e uma avaliação correta do desempenho.
  • Condução de reuniões produtivas, com monitoramento de ações definidas;
  • Entre vários outros benefícios.

O principal objetivo desta norma é mapear processos e atingir resultados, ou seja, esqueça aquela conversa de que a ISO 9001 foi elaborada para padronizar empresas e mude seu conceito para BUSCA DE RESULTADOS.  E quando falo de resultados, estou envolvendo o desempenho financeiro, de produtividade, qualidade e satisfação dos seus clientes.

 

O que é uma Auditoria de Qualidade?

A auditoria interna e seus benefícios na qualidade têm como objetivo realizar uma avaliação planejada do seu sistema de gestão, envolvendo processos, produtos e pessoas. Isso significa que seu caráter está voltado muito mais para a prevenção do que para a correção de problemas, buscando o aperfeiçoamento da forma como você executa e monitora cada processo em sua organização.

A informação que se busca com uma Auditoria de qualidade é a evidência de que cada processo esta sendo realizado da forma com foi planejado e se ele esta realmente atingindo os objetivos almejados com este planejamento. 

Como a Auditoria funciona?

O primeiro passo no processo de auditoria da qualidade é o planejamento, que normalmente é feito com um checklist oferece vários benefícios. Assim, antes do início da auditoria, é preciso que todos os critérios de avaliação sejam definidos e você possa extrair o máximo de proveito ao seu término.

A auditoria interna passa a ser planejada de maneira independente, de modo a ajudar a empresa nas suas principais necessidades e garantir que todos os processos estejam sendo verificados adequadamente.

De maneira geral, existem dois tipos de auditoria:

  • externas: aquelas realizadas por profissionais de outras organizações, tais como empresas especializadas (certificadoras) e clientes;
  • internas: aquelas realizadas pela própria empresa para avaliar seus processos ou consultorias contratadas.

Qual a importância das Auditorias de Qualidade?

Uma empresa certificada pela ISO 9001 passa a ter vantagem competitiva e uma imagem mais transparente diante dos seus clientes, fornecedores e demais envolvidos. Isso significa que ela está qualificada conforme requisitos reconhecidos internacionalmente, utilizando critérios e padrões de qualidade adequados ao seu tipo de negócio.

Com as auditorias de qualidade, é possível obter:

  • processos em conformidade com práticas adequadas ao tipo de negócio;
  • maior produtividade;
  • visão estratégica bem definida;
  • riscos minimizados;
  • redução (ou eliminação) de desperdícios e custos desnecessários;
  • qualificação da mão de obra;
  • definição de responsabilidades;
  • satisfação de clientes internos e externos;
  • maior credibilidade junto aos clientes e fornecedores.

Quais os benefícios da Auditoria Interna?

A implementação de um sistema de gestão que consiga atender seu propósito ao longo do tempo representa um grande desafio para muitas organizações. Isso implica ter avaliações constantes nos processos já estruturados, o que lhe garantirá uma maior eficiência no seu negócio.

Muito além de um processo indispensável para qualquer empresa, a auditoria interna é um importante instrumento para empresas que almejam, ou já possuem, alguma certificação, sendo responsável por garantir que tudo esteja funcionando de maneira adequada.

Entre as principais vantagens, destacam-se:

  • manutenção da qualidade nos processos, produtos e serviços;
  • avaliação da eficácia do sistema de gestão implantado;
  • proximidade dos métodos e procedimentos definidos e a sua aplicação;
  • conformidade de produtos ou serviços com as especificações técnicas esperadas.

O que preciso para ser um Auditor Interno?

Não existe uma definição exata do que é necessário para se tornar um auditor interno em sua organização, mas existe um consenso da necessidade mínima, para qualificação, de 2 cursos, sendo um para Interpretação dos requisitos da norma ISO 9001 e outro para Auditoria Interna com base na ISO 19011.

É claro que somente os 2 cursos não “capacita” um colaborador para realizar uma auditoria interna eficiente, ou seja, seria necessário agregar um determinado nível de experiência e conhecimento deste colaborador nos processos desta empresa e o acompanhamento da realização de algumas auditorias, tanto internas como externas. Assim, este colaborador já poderá ter uma boa noção das bases para realizar uma boa auditoria.

 

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1 Comentário

  1. PROF. FRANCISCO PEREIRA disse:

    EXCELENTES ARTIGOS TÉCNICOS. MERECEM SER SOCIALIZADOS.

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