A necessidade de identificar e reduzir os perigos e riscos operacionais têm levado muitas empresas a investir em sistemas e modelos de gestão que possam criar condições de trabalho melhores e mais seguras.
A ISO 45001, antiga OHSAS 18001, é uma importante ferramenta de controle e otimização do sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional que passa, então, a permitir que uma organização possa ter conhecimento de todos os perigos relevantes e que sejam resultantes de suas atividades de rotina e, assim, melhorar seu desempenho.
E para que efetivamente seu objetivo seja colocado em prática, é fundamental ter conhecimento sobre algumas informações que tornam a ISO 45001 (OHSAS 18001) indispensável dentro das empresas. Acompanhe!
A ISO 45001 é um padrão internacional que estabelece uma série de requisitos que permite a uma organização controlar seus riscos ocupacionais e assegurar-se de sua conformidade com sua política de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) definida pela organização.
A ISO 45001 (OHSAS 18001) tem por finalidade a avaliação periódica e a análise crítica de seu Sistema de Gestão da SST, de forma que possa melhorar a eficiência e, consequentemente, reduzir acidentes e a perda de tempo de produção.
Em síntese, podemos dizer que a ISO 45001 (OHSAS 18001) estabelece os requisitos de um Sistema de Gestão da SST que permite que a organização possa eliminar ou minimizar os riscos aos quais os trabalhadores são expostos e que estejam associadas às suas atividades.
O Sistema de Gestão ISO 45001 é aplicável a qualquer empresa, independentemente do porte e da atividade econômica desenvolvida. Além disso, a norma foi desenvolvida para ser compatível com a ISO 9001 e outras certificações de gestão.
Para a obtenção da certificação ISO 45001 as empresas devem procurar organizações certificadoras credenciadas e que possam atender suas necessidades e demais condições de mercado.
Entre os principais requisitos que devem ser observados pelas empresas referentes à norma ISO 45001 são:
A implementação da norma ISO 45001 é voluntária e não há nenhum tipo de obrigatoriedade. No entanto, empresas que adotam tal metodologia acabam tendo vantagem competitiva e controlando situações que possam colocar em risco a segurança e saúde dos funcionários.
Aqui podemos citar que empresas que implementam a ISO 45001 passam a se beneficiar na:
Gostou do texto? Siga a ISOTEC nas redes sociais e receba outros artigos sobre gestão empresarial ― estamos no Facebook e LinkedIn!