Se a sua empresa busca melhorar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência, talvez seja a hora de adquirir uma certificação ISO. No entanto, você sabe o que essas certificações realmente representam?
A verdade é que existem diversos tipos de certificação, cada uma com um objetivo específico. De qualquer forma, todas elas buscam propor mudanças e soluções para promover a modernização da empresa e sua adequação aos mais altos padrões de gestão.
Ficou interessado pelo assunto e quer saber mais? Continue a leitura e conheça todos os benefícios de se obter uma certificação ISO para a sua empresa. Acompanhe!
A sigla ISO representa a Organização Internacional de Padronização (International Organization for Standardization), além de fazer menção direta à palavra grega “isos”, que significa ‘igual’. Trata-se, então, de um sistema reconhecido em todo o mundo focado na gestão de processos, buscando otimizar e melhor, de acordo com a norma escolhida.
Para que uma empresa seja reconhecida por adotar esse sistema existe um processo de certificação. Dependendo da norma ISO escolhida, toda empresa será envolvida e avaliada para saber se ela atende aos requisitos necessários para ser certificada. Existem diversos tipos de certificação, dos quais a ISO 9001 é a mais conhecida, por ser justamente a que confere a qualidade nos processos.
Primeiramente é importante entender que existem várias normas ISO, sendo que cada uma delas estabelece um objetivo específico. Vamos nos ater as normas de gestão, onde a ISO 9001 é a mais conhecida e também considerada o “esqueleto” de gestão da maiorias delas.
Quando falamos em “esqueleto” de gestão, significa que é a base definida para o gerenciamento de processos de todas as outras normas de gestão. Vou citar algumas normas para que você tenha conhecimento:
Enfim, são várias normas com objetivos de “gestão” específicos e você irá escolher aquela que irá trazer melhores benefícios para sua estrutura interna e de clientes.
Gosto sempre de trazer uma dica importante para as empresas que querem buscar uma certificação, que seria iniciar com a certificação ISO 9001. A grande vantagem é, a partir desta certificação, ter uma base sólida que irá te ajudar na implantação de todas as outras.
Cada tipo de certificação oferece diferentes benefícios para as empresas. Mas, de modo geral, podemos destacar algumas vantagens que são facilmente percebidas por todos da organização independente da ISO escolhida.
Obviamente, esta é a vantagem imediata, uma vez que se trata do objetivo principal ao se adquirir uma certificação, principalmente a ISO 9001. Os processos tornam-se mais bem estabelecidos e são desenvolvidos de forma mais eficaz. Os colaboradores entendem melhor quais são suas atividades e funções.
A otimização de processos contribui evitar desperdícios e uso de materiais desnecessários, além de acelerar a produção. Tudo isso ajuda a reduzir custos para a empresa.
Ao terem mais consciência de suas funções e com processos mais eficientes, os colaboradores ficam mais motivados. O próprio fato de a empresa aderir a um sistema voltado para melhorias demonstra uma tendência interna à modernização, o que ajuda a aumentar a satisfação com a organização.
Não são só os colaboradores que percebem essa inclinação à modernização. O mercado também reconhece a busca da empresa por melhorar a qualidade nos seus serviços. Os clientes confiam mais na marca, inclusive porque a medição da satisfação deles é um fator importante na etapa de auditoria da certificação.
Enfim, esses são apenas alguns benefícios alcançados ao se adquirir uma certificação ISO. O processo pode parecer complicado, mas existem consultorias que podem orientar a empresa em todas as etapas.
Gostou de saber sobre a certificação ISO?
Quer entender mais sobre o assunto?
Siga a ISOTEC nas redes sociais e receba outros artigos sobre gestão empresarial ― estamos no Facebook e LinkedIn!