Nos últimos anos, muitas empresas deixaram de enxergar os investimentos em segurança do trabalho apenas como despesas necessárias para a adequação à legislação em vigor.
Na verdade, a saúde e o bem-estar dos colaboradores têm enorme influência sobre importantes indicadores de desempenho corporativos ― em especial, o turnover, a folha de pagamento e a eficiência operacional.
Diante da complexidade do tema, é evidente que todos os gestores devem entender os conceitos que norteiam a segurança do trabalho, bem como a importância das certificações ISO. Continue a leitura e saiba mais!
Qual a importância da segurança do trabalho?
Com a implementação de práticas voltadas à gestão de pessoas, é possível garantir um melhor rendimento das equipes. Afinal, ambientes insalubres, barulho excessivo, falta de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), iluminação e climatização precárias, fadiga e comportamentos inseguros, são fatores que contribuem para a queda da produtividade.
Nesse contexto, os afastamentos médicos têm sempre impactos bastante negativos no volume e nos custos da produção. Por isso, é fundamental monitorar as taxas de absenteísmo e, claro, compreender os motivos dessas ausências, o que é atribuição do setor de segurança do trabalho.
Segurança do trabalho é o conjunto de políticas adotadas, com a intenção de reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais, além de proteger a integridade física e mental do colaborador.
Porém, a segurança do trabalho abrange uma série de normas regulamentadoras, portarias, decretos, convenções internacionais e uma legislação específica. Assim, cabe ao empregador, formar uma equipe multidisciplinar para conduzir as ações internas ― incluindo técnicos, engenheiros, médicos e enfermeiros especializados.
Esses profissionais formam o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).
Outra exigência está relacionada à CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Constituída por representantes da empresa e dos empregados, essa comissão tem a função de identificar situações perigosas, atuando sempre na prevenção.
A ISO 45001 é uma norma internacional que visa melhorar as condições de saúde e segurança do trabalho. Esse novo padrão trará aspectos complementares e deverá ser integrado aos sistemas de gestão já existentes.
Os acidentes e as doenças ocupacionais geram prejuízos significativos para as empresas, limitando os ganhos financeiros, e também para a economia do país, pois provocam o aumento dos gastos com a previdência e o seguro social.
Para combater esse problema, a ISO oferece orientações para reduzir os riscos nos ambientes de trabalho.
Vale lembrar que, hoje, várias empresas já estão certificadas pela norma OHSAS 18001 (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional). Entretanto, é esperada uma migração gradativa para a ISO 45001 ― que deverá ser publicada somente em dezembro de 2017.
Como pode ser adaptada aos programas de saúde e segurança do trabalho já implementados, funcionará como um instrumento de aperfeiçoamento das condições atuais.
Por meio da identificação de ameaças e oportunidades e do desenvolvimento de objetivos estratégicos, a ISO 45001 contribuirá para a redução de custos, para o aumento da produtividade e para o bem-estar de todos os trabalhadores
Desse modo, é fundamental que as empresas se ajustem a essas exigências adicionais e busquem a nova certificação.
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4 Comentários
Ótimo site!
Parabéns!!!
Desejo-lhes sucesso.
Parabéns pelo trabalho!
Desejo-lhes sucesso.
Muito obrigado!