Todas as empresas possuem códigos e regimentos internos que visam pautar as decisões e ações dos colaboradores. Além disso, existe a legislação que define algumas obrigações que precisam ser seguidas e que podem resultar em penalidades severas, se caso descumpridas. É aí que surge o papel do Compliance.
No artigo de hoje vamos explicar esse conceito, qual é seu objetivo e mostrar porque ele é tão importante para um negócio. Continue com a leitura para saber mais!
O termo Compliance tem origem no verbo to comply, que quer dizer cumprir uma regra, uma instrução, ou um comando que foi feito, por exemplo. Sendo assim, pode-se dizer que “estar em Compliance” é o mesmo que dizer que algo está em conformidade de acordo com regulamentos e as leis.
Ou seja, de maneira resumida, é atender as normas dos órgãos reguladores, regimentos internos e outros princípios que garantem a transparência na gestão dos negócios.
Para criar um programa de Compliance é necessário elaborar um conjunto de procedimentos e um código de ética que ajude a identificar e eliminar quaisquer fraudes, atos ilícitos ou irregularidades que podem ocorrer, além de promover auditorias e criar um ambiente que incentive a denúncia de desvios.
Para criar um programa eficaz, é necessário contar com alguns princípios básicos. Dentre eles:
O objetivo da criação de um Programa de Compliance é fazer o monitoramento das atividades e garantir que todos os envolvidos estejam cientes e de acordo com o código de ética e conduta que rege o negócio.
Atualmente o Compliance é uma necessidade das empresas e o ideal é fazer com que ele esteja inserido dentro da cultura empresarial. Isso é importante, pois ajuda a melhorar as relações com os parceiros de negócio, além de reforçar o código de ética e conduta.
Além disso, o principal requisito para conseguir comprovar externamente que as melhores práticas são adotadas é a empresa estar em Compliance. Dessa forma, consegue-se o reconhecimento do mercado.
Dentre as vantagens que o programa pode proporcionar para uma organização, pode-se citar:
No dia 01 de agosto de 2013, foi sancionada a Lei 12.846/13, mais conhecida como Lei Anticorrupção. Ela estabelece que todas as empresas no Brasil, bem como seus dirigentes, estão sujeitos a sofrer consequências em várias esferas (civil e administrativa) caso realizem práticas que lesam a administração pública (nacional ou estrangeira).
Isso envolve fraudes e atos de corrupção em licitações e quaisquer contratos que tenham relação com a administração pública, ou qualquer outra ação que for praticado em seu benefício.
Como se pode ver, o Compliance é fundamental para garantir boas práticas na condução dos negócios, evitar corrupções e fraudes e ainda se torna uma excelente ferramenta para melhorar a imagem da empresa no mercado e aumentar a credibilidade perante os parceiros de negócios.
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