Todo empreendedor sabe que, para crescer e atingir o sucesso, é preciso fazer uma administração completa do negócio. Por mais que a rotina seja corrida e falte tempo, é fundamental que o gestor dê a atenção necessária para todas as áreas. Uma boa gestão de fornecedores, por exemplo, é estratégica, pois permite que a empresa garanta a excelência dos produtos, controle melhor os custos e reduza a margem de riscos.
Antigamente, era comum que muitos negócios deixassem o tema em segundo plano. No entanto, hoje, o gerenciamento dos fornecedores ganha cada vez mais peso no mundo empresarial. Afinal, você provavelmente sabe que problemas com a cadeia de fornecimento podem significar problemas com os clientes, não é mesmo? Nesse contexto, vale reforçar que o preço não deve ser o único fator de decisão. Qualidade, atendimento e flexibilidade também devem ser analisados.
Se você deseja fazer parte das organizações que trabalham com eficiência, confira neste post algumas dicas para usar a gestão de fornecedores estrategicamente. Continue a leitura!
O processo de seleção e gerenciamento dos fornecedores pode ser aprimorado com a ajuda de uma série de sistemas. Na hora de qualificar um profissional ou empresa, conte ferramentas que simplifiquem a criação de um banco de dados, reunindo todas as informações relevantes sobre os fornecedores e seus produtos.
Dessa forma, você permitirá que eles sejam avaliados, classificados e até renovados.
É importante que seja estabelecido um mapeamento da rotina de atividades nesta área, para que a empresa tenha a oportunidade de otimizar o relacionamento com a cadeia de fornecimento. Quais são os critérios de avaliação de um fornecedor? Como a equipe deve descobrir se ele tem capacidade para produzir determinada quantidade? Qual será o formato das inspeções e do monitoramento das atividades do fornecedor?
Com os processos definidos com clareza, será mais fácil identificar o que está funcionando e os pontos que devem ser melhorados.
Já imaginou se um imprevisto paralisa os serviços do seu fornecedor e não há um plano contingencial? O SLA, ou Acordo de Nível de Serviço, precisa assegurar que o fornecedor tem uma saída para garantir que o seu produto será entregue em caso de emergências e imprevistos.
Além disso, o SLA também estabelece os índices de qualidade que devem ser respeitados e medidos. Assim, a relação fica mais transparente e segura, já que existe uma proteção jurídica a fim de minimizar riscos.
Para conseguir classificar e avaliar os fornecedores, é fundamental que os critérios sejam mensuráveis e claros. Na hora de fazer a avaliação periódica, por exemplo, classifique em uma planilha cada entrega daquele fornecedor. Foi positiva, nula ou negativa? Pondere fatores como o respeito aos prazos e o atendimento. Ao final, será possível contabilizar o desempenho total e renovar a cadeia de fornecimento visando melhores resultados.
O que a sua empresa tem feito para obter uma boa gestão de fornecedores? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência, dicas ou dúvidas conosco!
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