O que todo empreendedor deseja é se destacar da concorrência, conquistar mais clientes e atingir os objetivos estipulados. A inteligência competitiva (IC) é um processo que pode ajudar a alcançar essa finalidade.
Quer saber mais sobre esse instrumento, conhecer as etapas que o compõem e verificar alguns exemplos de produtos? Então, confira o post de hoje, que vai responder agora a primeira pergunta:
A ideia é coletar e analisar informações relevantes sobre a concorrência, os clientes e o mercado. Com isso, é possível analisar os cenários e as tendências para tomar decisões mais acertadas de curto e longo prazos.
Podemos dizer, portanto, que a IC amplia a competitividade da organização e redireciona o seu modelo de negócios, além de seus planejamentos e metas a fim de que os dados sejam trabalhados de maneira estratégica.
Em outras palavras, podemos dizer que as empresas que usam esse instrumento apostam nas informações gerais do mercado e da concorrência para otimizar suas estratégias corporativas.
Isso reduz a incerteza, a ambiguidade e a imprecisão devido aos fatores externos que impactam o sucesso do seu negócio. Por isso, é recomendado que qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento de atuação, trabalhe com essa ferramenta.
O ciclo de IC é composto por 5 estágios. São eles:
O processo é concebido nesse momento, bem como seus objetivos. Essa etapa também serve para identificar as necessidades da IC e quais são as informações exigidas para que essas demandas sejam atendidas.
Por exemplo: o planejamento tem como objetivos aumentar a abrangência da sua empresa no mercado e conquistar um percentual maior de clientes. Para isso, você precisa conhecer os dados dos clientes e da concorrência (como total de vendas, marcas mais vendidas/compradas, demandas não atendidas, pontos fortes e fracos dos concorrentes etc.).
As fontes de informação relevantes são identificadas nesse momento, sejam elas internas, sejam externas. Também se verifica o tipo de tratamento que deve ser fornecido para a informação que será armazenada.
Por exemplo: algumas fontes de informação relevantes com os objetivos que estipulamos na etapa anterior são: IBGE, site do governo brasileiro, dados da Junta Comercial do município, entre outros. Você também pode aplicar pesquisas de mercado para identificar as demandas dos clientes e ir à concorrência para analisar o atendimento. Esses dados devem ser filtrados por município ou região em que sua empresa atua.
As informações coletadas na etapa anterior são analisadas e tratadas. Em seguida, elas serão usadas para elaborar os produtos de inteligência, como:
A análise das informações é entregue ao tomador de decisão, que pode ser você mesmo. Esta é a inteligência, que deve ser desenvolvida em um formato convincente e coerente para que o gestor possa verificar os resultados.
O processo todo é avaliado considerando 2 aspectos principais: o desempenho das etapas e a avaliação com os usuários para verificar se a IC trouxe resultados práticos com seus produtos.
O objetivo final é que, usando a IC, você consiga obter mais sucesso com a sua empresa por conhecer dados relevantes, que se transformam em informações estratégicas. Assim, consegue alcançar uma posição competitiva para o seu negócio e atingir seus objetivos.
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