Para que uma empresa possa fazer parte de um time de fornecedores da indústria automotiva, ela precisa preencher diversos requisitos técnicos padronizados. Tais critérios foram normatizados em uma certificação de qualidade internacional, que unificou outros requisitos normativos, eliminando a necessidade de várias auditorias, criando assim, a norma ISO/TS 16949.
Para saber a importância desta certificação para o mercado automobilístico, como funciona o processo para conquistar o certificado, entre outros tópicos importantes sobre o assunto, fique atento na leitura deste artigo!
Com o objetivo de alinhar as normas de qualidade na indústria automotiva e tornar isso um conceito globalizado e padronizado entre todos os fabricantes existentes nos principais mercados do mundo, foi criada a norma ISO/TS 16949, que posteriormente foi atualizada para IATF 16949.
Portanto, para atender esse mercado, foram definidos critérios técnicos específicos que interferem diretamente na produção de automóveis, assistência técnica e diversos outros serviços direcionados para a indústria automotiva.
Essa certificação passou a ser, desde então, um sistema internacional de gestão da qualidade que, entre outras coisas, cuida da prevenção de defeitos e correções no processo fabril que visam a diminuição do desperdício.
A certificação se tornou requisito mínimo para a empresa que quer entrar ou se manter no mercado de automóveis como fornecedor das grandes montadoras. Graças a ela, os processos se tornam mais transparentes e buscam proteger o cliente de problemas do Sistema de Gestão de Qualidade.
A empresa ainda consegue ter uma melhoria nos seus resultados com a redução de custos, provenientes da implantação de um padrão de qualidade nos processos de produção.
A IATF 16949 diminui ou até elimina a necessidade de outras auditorias para atender a necessidade de clientes diferentes. Ela é de fácil integração nas empresas que já possuem normas de qualidade estabelecidas, pois é baseada na ISO 9001.
Para iniciar um processo de obtenção do certificado é recomendado que a empresa adote um sistema de gestão de qualidade próprio e em seguida realize um ciclo de auditoria interna.
Logo depois, para conferir os critérios da certificação, é indicado realizar uma pré-auditoria com uma empresa certificadora. Esse procedimento visa reduzir os riscos de uma eliminação na hora da auditoria oficial.
A pré-auditoria é feita seguindo o mesmo padrão de análise de uma auditoria oficial, aplicando o mesmo rigor para que nenhum detalhe passe despercebido. Feito isso, não sendo identificado nenhuma falta grave e a empresa demonstrando que está com um processo maduro e pronto para uma auditoria final, a documentação é enviada.
Lembrando que esse processo antes da certificação não é obrigatório, mas é recomendado e realizado por todas as empresas certificadoras. Apesar de elevar os custos, é uma forma segura de obtenção da IATF 16949 e que deve ser considerada pela empresa.
Diante de um mercado altamente competitivo, a certificação IATF 16949 surgiu para dar as diretrizes da qualidade exigida pela indústria. Sua importância para a empresa que deseja conquistar novos e grandes clientes neste setor, faz com que várias organizações procurem pela certificação para ter uma valorização da marca perante o mercado e seus clientes, o que torna essencial um planejamento estratégico bem definido para o sucesso da obtenção do certificado.
As informações deste artigo foram úteis? Que tal seguir nossas páginas nas redes sociais e ficar atualizado com mais conteúdos como este? Estamos no Facebook e LinkedIn.