Uma boa avaliação de satisfação do cliente é das boas ações que uma empresa pode utilizar para medir seu sucesso e corrigir potenciais problemas que possa não ter percebido existir em seu dia-a-dia. Existem várias metodologias que podem ser utilizadas para fazer essa medição.
No texto de hoje, veremos o NPS, uma das metodologias que se mostra mais simples e eficiente para esse tipo de análise. Boa leitura!
NPS significa Net Promoter Score, ou “índice líquido de promotores”, em tradução livre para o português. O índice foi criado em 2003 pelo pesquisador Fred Heichheld, que investigava de que forma as pesquisas de satisfação do cliente poderiam ser mais precisas.
Ele notou que uma pergunta fazia com que a nota dada pelo consumidor em sua resposta tivesse uma correlação alta com o crescimento da empresa. A pergunta era: “qual a possibilidade de você recomendar a nossa empresa (ou produto/serviço) para um amigo ou colega”? A resposta deve ser dada numa escala de zero a dez.
Duas das maiores vantagens do NPS são a precisão com que ele detecta a satisfação do cliente e a facilidade com que o índice é medido. Os clientes que respondem à pergunta são divididos em três grupos de acordo com a nota dada:
O NPS é calculado subtraindo-se o percentual de detratores do percentual de promotores. Assim, se 10% das respostas forem de detratores, 65% forem de promotores e 25% de neutros, a empresa tem um NPS de 55.
A escala do NPS vai de -100 a 100 e é dividida em quatro faixas, que são:
Além de ver em que faixa se enquadra, a direção da empresa deve verificar qual é o NPS médio para o setor em que se encontra. Essa comparação mostra melhor como a organização está em relação à sua concorrência.
A implementação do NPS deve ser feita, de preferência, por uma equipe especializada em relação do cliente. O questionário do NPS pode incluir questões qualitativas para aprofundar a análise da pergunta principal, que é respondida de forma quantitativa.
Porém, não deve se fazer muitas perguntas, pois isso desestimula a finalização do questionário pelo cliente.
Uma ou duas perguntas diretas, como “o que você mais (ou menos) gostou no nosso produto”, ou “como podemos melhorar nosso serviço” o ajudarão a aperfeiçoar sua produção.
Essa expressão se refere ao acompanhamento que a empresa deve fazer dos clientes que responderam a pesquisa para aprender mais sobre eles. O objetivo das ações realizadas para fechar o loop deve ser mover o cliente para uma faixa de nota superior.
As pesquisas do NPS devem ser constantes, mas também podem ser realizadas depois de ações específicas. A primeira pesquisa deve ser feita entre 7 e 30 dias depois da interação do consumidor com sua companhia. Não envie a pesquisa logo, pois seu cliente ainda não teve tempo de se habituar ao seu produto.
Depois da primeira pesquisa, as seguintes devem ser feitas entre 60 e 90 dias, se houver atualizações frequentes de seu produto, ou entre três e seis meses, se não houver.
Já as ações específicas que podem ser acompanhadas de questionários podem ser:
As pesquisas podem ser enviadas ao cliente por meio de vários canais, como e-mail, janelas pop-up, SMS e telefonemas.
Algumas empresas oferecem sistemas para gestão das pesquisas e contatos. Alguns exemplos são: Qualitrics, Recommendi, Promoter.io, Retently, google forms, entre várias outras plataformas).
No texto de hoje, você viu o que é NPS e como essa tecnologia pode ser usada de forma simples e rápida para medir a satisfação do cliente. Quer receber mais informações sobre gestão para sua empresa?
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Grande abraço!
2 Comentários
Muito bom este site, estão de parabéns.
Desejo sucesso!!!
Sou a Amanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.