Quando se instala nova atividade em uma área, quase sempre existe algum tipo de impacto ambiental. Por sua vez, cuidar para que sejam identificadas quaisquer interferências significativas no meio ambiente é atribuição de todo empreendedor responsável.
Assim, antes de iniciar um empreendimento ou uma atividade industrial, por exemplo, é necessário que seja verificada a sua viabilidade do ponto de vista ambiental.
Acompanhe este post e saiba o que é o Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) e por que é tão importante sua elaboração.
O Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) é o primeiro passo dado na direção do conhecimento dos impactos ambientais que podem estar envolvidos com um empreendimento.
Trata-se de um levantamento que se faz das particularidades ambientais de uma área onde se pretende implantar uma atividade empresarial. Seu objetivo é construir um diagnóstico que indique se o projeto oferece riscos ambientais ou para a população, isto é, se é viável no local.
O EVA deve levantar dados e analisá-los a fim de oferecer alternativas para o empreendimento naquele lugar. Esses dados devem considerar os aspectos físicos naturais existentes, o efeito que podem sofrer da atividade que se pretende implantar, assim como as diretrizes legais pertinentes.
Com esse diagnóstico, finalmente, o estudo deve recomendar as melhores estratégias que o empreendedor deve implementar.
A elaboração do Estudo de Viabilidade Ambiental deve oferecer uma abordagem bem abrangente, alcançando o meio ambiente de forma ampla, a população local e a legislação aplicável. Além disso, como pretende avaliar a viabilidade de um empreendimento e propor estratégias para alcançá-la, deve considerar as seguintes ações:
A análise da amplitude dos possíveis impactos do empreendimento sobre o meio ambiente em um estudo de viabilidade ambiental é realizada considerando-se 3 dimensões:
Sem a elaboração de seu respectivo EVA, o empreendedor pode iniciar uma atividade para a qual não está adequado e em inconformidade com a legislação ambiental. Além disso, pode se ver na condição de desconhecer as medidas que deve adotar para não cometer crimes ambientais com a sua atividade naquela área.
Por outro lado, se o empreendimento for considerado impactante para o meio ambiente, a existência do EVA tornará mais fácil a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
Finalmente, muitos órgãos públicos, assim como diversos agentes financeiros, exigem um estudo de viabilidade ambiental para concessão de licenças e de recursos, respectivamente.
Em razão de sua natureza e complexidade, como visto, o EVA deve ser elaborado por uma consultoria especializada.
Gostou deste post? Quer saber mais? Assine nossa newsletter, fique por dentro do que é importante em gestão empresarial e faça a diferença em sua empresa!
Siga a ISOTEC nas redes sociais e receba outros artigos sobre gestão empresarial ― estamos no Facebook e LinkedIn!
2 Comentários
Isso se deve ao fato de que o estudo de viabilidade ambiental e o responsavel por fornecer informacoes estrategicas para que os outros processos possam se desenvolver a partir de bases solidas. Essa organizacao contribui para aumentar as possibilidades de aprovacao do projeto de instalacao do empreendimento e reduzir prazos.