Poder contar com um bom planejamento estratégico para pequenas empresas é um importante passo, afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e seletivo. Assim, ter uma estratégia sólida e bem definida é o primeiro passo para que seus objetivos sejam realmente alcançados.
O conceito de estratégia vem do grego, strategos, um termo militar usado na descrição da arte do general. A palavra logo ganhou vida dentro das organizações, sendo considerada uma importante fonte para diferenciação e crescimento de qualquer negócio.
Nesse processo, é necessária a análise do ambiente interno e externo, além da definição dos diversos recursos disponíveis para a implementação e execução do plano. Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Grande parte das empresas, hoje, fecham suas portas antes dos três primeiros anos, sendo um dos principais motivos a falta de planejamento. Desse modo, é importante conhecer os principais passos para criar um bom plano, veja quais são:
O mercado é sempre muito dinâmico e relevante para o sucesso de qualquer decisão; entretanto, é muitas vezes esquecido pelos gestores. Para avaliar as oportunidades e ameaças, é preciso buscar informações do microambiente (clientes, concorrentes e fornecedores da empresa) e do macroambiente (legislação, economia e tendências de mercado).
Pode-se considerar ambiente interno como tudo que está dentro da empresa e sob seu controle, incluindo as pessoas, máquinas, processos e os sistemas operacionais. As fraquezas são incompetências, tudo que pode prejudicar a instituição e, por isso, devem ser corrigidas ou eliminadas. As forças são competências, que otimizam os resultados e contribuem para o sucesso organizacional.
A declaração de missão, visão e valores (MVV) é realmente importante, pois colabora para que todos os funcionários entendam exatamente o posicionamento da empresa no mercado. Logo, incluir essa definição no planejamento é uma forma de lembrar a todos os envolvidos das reais prioridades da empresa no mercado.
No plano, as metas funcionam como uma bússola, direcionando todos os envolvidos na busca dos resultados pretendidos pela empresa. Logo, é indispensável saber como elaborar metas inteligentes. Uma meta de sucesso possui cinco principais características; elas são: objetivas, relevantes, mensuráveis, alcançáveis e com tempo muito bem definido.
Esse plano funciona como o passo a passo para atingir as metas, contribuindo para que a estratégia seja implementada da melhor forma possível. No plano de ação, deve-se considerar os diversos recursos e parceiros-chave para o alcance das metas, tais como: tempo, dinheiro, espaço, pessoas e treinamento.
Por mais brilhante e detalhado que seja um planejamento estratégico, poucos resultados serão efetivamente atingidos sem pessoas competentes e motivadas. Desse modo, também é importante considerar o papel das pessoas nesse processo.
No planejamento estratégico para pequenas empresas, os colaboradores assumem uma função crucial, pois estão envolvidos desde a sua elaboração e implementação até sua execução e mensuração dos resultados finais. Assim, treinar periodicamente, aprimorar o clima organizacional e investir na formação de líderes e em segurança do trabalho são coisas indispensáveis.
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