Você tem ótimas ideias e muita energia, mas ainda não sabe exatamente como colocá-las em prática? Talvez você já seja um empreendedor e queira ver seu projeto finalmente decolar de vez. Então, mãos à obra!
Neste post você vai saber o que é um plano de negócios e porque ele é imprescindível para obter êxito!
Praticamente cinco em cada dez novas empresas brasileiras não sobrevivem ao terceiro ano de operações, de acordo com dados do IBGE. De fato, é um número assustador, e nos ajuda a concluir que ser criativo ou vislumbrar uma boa oportunidade não basta para ter sucesso.
A fim de saber se a sua ideia é realmente viável ― não apenas hoje ou nos próximos três meses, mas sim ao longo dos anos ― é fundamental estruturar e planejar cada etapa de implantação da empresa. A esse planejamento formal dá-se o nome de plano de negócios. Ele é indicado para iniciativas de qualquer porte ou segmento de atuação.
Não se trata de um documento estático, imutável, e sim de um mapa dinâmico e adaptável às circunstâncias, capaz de preparar melhor o empreendedor para lidar com imprevistos e todo tipo de desafio imposto pelo mercado, à medida que a empresa avança, cresce e se solidifica. A seguir, saiba quais são as principais razões para elaborar hoje mesmo seu plano de negócios.
O plano de negócios dará um panorama real de todos os gastos envolvidos na implantação da empresa, em termos de recursos financeiros, humanos e estruturais. Nada pior do que descobrir, dois meses depois de abrir a empresa, que a operação custará 40% a mais do que você imaginou.
Um plano de negócios bem feito ajuda o empreendedor a entender quem são seus potenciais clientes e quais são seus reais problemas. Além disso, o planejamento desfaz mitos e fornece dados precisos sobre a concorrência e o contexto econômico e social no qual a empresa estará inserida.
Planejar é uma forma de alinhar expectativas e fazer com que os colaboradores estejam conscientes das metas do negócio. É importante que os objetivos de curto e longo prazo estejam claros para todos e que cada um saiba exatamente sua função dentro da operação.
Entusiasmo e uma boa história não serão suficientes para conseguir pessoas dispostas a bancar seu sonho. Os investidores querem saber exatamente como os recursos serão empregados, qual será a taxa de retorno, em quanto tempo será obtido e, principalmente, se o negócio é sustentável.
Planejar suas ideias e estabelecer prazos para a execução de cada fase do projeto ajudará você a se tornar um verdadeiro estrategista, capaz de antecipar problemas e compreender melhor as demandas que a empresa exigirá, com o passar do tempo.
Um bom plano de negócios precisa conter projeções realistas, com diferentes cenários e alternativas de ação para lidar com as tendências do mercado. À medida que a empresa cresce, o planejamento apontará os caminhos mais seguros e promissores, a fim de que você possa prosperar.
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