Sua empresa quer garantir melhoria significativa e constante no desempenho de segurança e saúde no trabalho? Sem sombra de dúvida, a ISO 45001 será o caminho natural que a sua organização irá adotar.
Espera aí, nunca ouviu falar na ISO 45001? Então, primeiramente preciso que você saiba que a antiga norma OHSAS 18001 foi substituída pela ISO 45001, que passa a ser o padrão de Saúde e Segurança Ocupacional para as empresas.
Neste post, abordaremos os principais benefícios que esta norma internacional trará para as empresas que cumprirem seus requisitos. Fique atento!
A ISO 45001 é uma norma internacional que estabelece os requisitos para sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional (SGSSO), publicada em 2018 e que substituiu o padrão OHSAS 18001, utilizado anteriormente.
Ela foi elaborada pela organização não governamental ISO (International Organization for Standardization) responsável pela criação e padronização de normas de alcance mundial, que são aplicadas pelos 164 países membros.
Esta norma foi estabelecida levando em consideração a possibilidade de integração com outros normas de certificação, com ISO 9001, ISO 14001, entre outras.
Conheça seus principais benefícios.
Num sistema de gestão de SSO, é essencial o estabelecimento de controles para reduzir acidentes e doenças ocupacionais, dos quais podemos citar: redefinição de processos, controle de engenharia, controle administrativo e equipamento de proteção individual.
Desta forma, a ISO 45001 contribui para melhoria geral das práticas operacionais das organizações que aderem aos seus requisitos.
Quando se implanta um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional, ocorre uma maior conscientização de todos os colaboradores quanto aos perigos, riscos e métodos de controle aplicáveis. Esta consciência se incorpora à cultura organizacional e desperta a valorização de ações preventivas que permitem evitar acidentes e doenças do trabalho.
A ISO 45001 requisita que a organização certificada avalie e atenda aos requisitos legais e outros requisitos pertinentes das partes interessadas no seu negócio, ou seja, você deverá monitorar constantemente as legislações existentes e possíveis novas publicações.
Com isso, o nível de conformidade das práticas de segurança e saúde ocupacional aumenta e a sustentabilidade financeira da empresa se fortalece com a redução de multas e penalidades governamentais e contratuais, assim como de passivos trabalhistas.
O desempenho de segurança e saúde ocupacional passa a ser medido e monitorado com um sistema de gestão de SSO. Isso torna mais fácil entender o contexto atual e promover melhorias gradativas para que o trabalho ofereça menos situações que ameacem a segurança ou a saúde dos trabalhadores e de outras pessoas afetadas pelas atividades da empresa.
Como a ISO 45001 se fundamenta na metodologia PDCA, a empresa passa a organizar melhor seus ciclos produtivos:
Os benefícios da ISO 45001 favorecem muito a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, contribuem para a perenidade das empresas e não param por aí. Quer saber mais sobre este e outros sistemas de gestão?
E além de todos os benefícios conquistados internamento com um ambiente mais seguro para seus colaboradores, você ainda conquista um grande respeitos pelos seus clientes e fornecedores como uma empresa diferenciada.
Gostou do texto? Siga a ISOTEC nas redes sociais e receba outros artigos sobre gestão empresarial ― estamos no Facebook e LinkedIn!