Para a definição das estratégias da empresa, é fundamental entender o funcionamento da cultura organizacional. No ambiente corporativo muito se fala sobre o tema, mas alguns empresários ainda desconhecem o conceito.
A cultura deve estar estruturada desde a criação da empresa para melhor gestão de processos, o que conduzirá as decisões a serem tomadas pelos gestores e trará benefícios aos colaboradores. Conheça algumas dicas para identificar a cultura de sua empresa.
A essência da cultura de uma empresa é expressa por meio de normas informais e não escritas que orientam o comportamento rotineiro dos funcionários, gerentes e diretores em busca dos objetivos organizacionais. Pode ser definida também como o conjunto de valores e atitudes compartilhadas pela empresa.
A cultura organizacional é a personalidade do local de trabalho. Ela orienta a identidade dos membros e é uma importante ferramenta que guia as atitudes e comportamento dos funcionários. Existem sete características que determinam a cultura:
A partir da cultura, é possível estabelecer a missão e os objetivos empresariais. O planejamento, direção e controle são aspectos fundamentais que precisam estar alinhados a cultura da empresa.
Em cada negócio há determinados princípios e estratégias que são identificados pelos valores, práticas, padrões e regulamentos da organização. Em alguns casos, a cultura tem origem na história da empresa, baseada nos princípios de seus fundadores, como é o caso de empresas familiares.
As práticas organizacionais variam de empresa para empresa, mas isso não significa que se deve manter a cultura original para sempre. A cultura é dinâmica e, com o passar do tempo, pode ser repensada.
O gestor deve identificar o melhor momento de mudança de cultura. Todas as alterações devem ser focadas na melhora da produtividade e da qualidade do serviço prestado ao cliente. E, muitas vezes, a empresa pode progredir com a mudança de sua cultura corporativa.
Somente com a integração de todos os membros da empresa é possível mudar a cultura de uma organização. Essas alterações serão identificadas na melhoria do ambiente interno, com a solução de problemas que causem a insatisfação dos colaboradores.
A cultura ideal de uma empresa é aquela que gera grande satisfação e engajamento de seus funcionários. Para ter uma cultura forte, em que os princípios da empresa são disseminados, a motivação é peça fundamental, pois permite que os funcionários se orgulhem de fazer parte dela.
Funcionários que não se sentem parte da cultura da empresa acabam diminuindo a produtividade, e como consequência, os resultados da organização.
A contratação de uma consultoria para assessorar na melhoria dos processos pode ajudar a empresa a definir um cronograma detalhado com indicadores de atendimento, por exemplo.
Com uma padronização nos processos, é possível que o gestor estabeleça indicadores a partir da implantação das normas da ISO, e tome decisões corretas. Além disso, existem consultorias que oferecem serviços de auditoria, a fim de avaliar a gestão, e treinamentos para a equipe.
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