A nova norma ISO 9001:2015 traz mudanças importantes para quem deseja implementar um alto nível de qualidade na gestão da sua empresa, seja qual for o seu porte e a área de atuação. Desde 2011, essa normatização vem sendo inspecionada e passada por um processo de redefinição de parâmetros por membros da International Organization for Standardization.
Se você não sabe quais foram essas mudanças, qual o objetivo por trás delas e como isso pode impactar na sua empresa, este artigo foi escrito para você. Acompanhe e entenda o que mudou na norma ISO 9001:2015!
A ideia foi aperfeiçoar alguns aspectos que já haviam sido alvo da revisão antecedente, feita no ano de 2008. Existia o propósito de deixar a normatização genericamente adaptável para todos os portes e tipos de organização, mantendo o foco na gestão de processos voltados para o atingimento de resultados cada vez melhores. As mudanças consideram ainda as novas complexidades e dinâmicas das organizações atuais, permitindo também o alinhamento com outras normas de sistemas de gestão ISO.
Para os gestores e suas respectivas empresas, vale a pena organizar-se para garantir uma transição mais tranquila e segura para a nova versão da ISO 9001. É importante ficar a par das mudanças e avaliar com precisão como essas alterações vão impactar no seu negócio, cuidando, inclusive, da elaboração de um plano de transição para os novos padrões e procedimentos, de modo que o atual cenário seja atualizado em alto nível sem ocasionar transtornos à sua equipe e atendendo aos pontos internos que precisam ser modificados. O prazo para que sua empresa se adeque às novidades da ISO 9001:2015 é de três anos a partir da data de publicação.
Você já sabia tudo o que mudou na norma ISO 9001? Ainda tem dúvidas sobre como sua empresa pode se adaptar melhor a essas novidades?
Deixe um comentário com a sua opinião sobre o assunto e vamos continuar esse debate!
5 Comentários
Bastante exclarecedor.
Fico satisfeito em saber que a versão 2015 tenha dado mais ênfase as responsabilidades da alta administração, pois não é dificil depararmos com empresas onde a questão “qualidade” é separada do contexto de produção, como sendo um assunto à parte.
Como diria Aristóteles, “qualidade ´não é um ato e sim um Hábito”.
Dificuldades culturais, desinteresse, terceirização de responsabilidade, falta de conhecimento e de apoio à equipe da GQ, são muito comuns em empresas familiares, que ainda não se habituaram a encarar a ISO 9000 como uma Grande ferramenta de gestão de seus negócios….ainda a encaram como um troféu a ser pendurado em uma parede…
Olá Luciano! A cada alteração de versão da ISO 9001 este requisito é reforçado, pois sabemos que não existem avanços significativos sem o envolvimento da direção, então, as empresas que realmente conseguem estabelecer esta visão, são premiadas com excelentes resultados.
Errata:
Esclarecedor…
Ótimo material!!!
E com certeza a Isotec estará mais uma vez nos assessorando, para que executemos essa transição com a máxima eficácia e tranquilidade.
Obrigado Relberth! Estaremos juntos com certeza!