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Saiba o que mudou na norma ISO 9001:2015

A nova norma ISO 9001:2015 traz mudanças importantes para quem deseja implementar um alto nível de qualidade na gestão da sua empresa, seja qual for o seu porte e a área de atuação. Desde 2011, essa normatização vem sendo inspecionada e passada por um processo de redefinição de parâmetros por membros da International Organization for Standardization.

Se você não sabe quais foram essas mudanças, qual o objetivo por trás delas e como isso pode impactar na sua empresa, este artigo foi escrito para você. Acompanhe e entenda o que mudou na norma ISO 9001:2015!

Qual o objetivo das alterações propostas?

A ideia foi aperfeiçoar alguns aspectos que já haviam sido alvo da revisão antecedente, feita no ano de 2008. Existia o propósito de deixar a normatização genericamente adaptável para todos os portes e tipos de organização, mantendo o foco na gestão de processos voltados para o atingimento de resultados cada vez melhores. As mudanças consideram ainda as novas complexidades e dinâmicas das organizações atuais, permitindo também o alinhamento com outras normas de sistemas de gestão ISO.

O que mudou na norma ISO 9001:2015?

  • Uma grande mudança consiste na revisão dos antigos oito princípios da qualidade, que agora passam a ser sete: foco no cliente; liderança; envolvimento das pessoas; abordagem de processos; melhoria; tomada de decisões baseadas em evidências; e gestão de relacionamento;
  • A investida da gestão será baseada nos riscos do negócio para que o gestor tenha um planejamento sistemático-organizacional que passe pela análise adequada dos perigos e contratempos que seu negócio possa sofrer;
  • O controle de riscos deixa a norma muito mais rigorosa no que diz respeito à fase de planejamento, onde os requisitos determinados nessa etapa serão cobrados com ainda mais rigidez para sua certificação;
  • Outro ponto-chave será a orientação de ações preventivas, encorajando que o gestor faça reflexões sobre os riscos inerentes à sua atividade com certa antecedência;
  • O requisito de ações preventivas deixou de existir, justamente pela característica principal da norma em buscar prevenção de problemas como seu grande pilar, ou seja, todo o sistema de gestão deve demonstrar prevenção;
  • Houve mais ênfase na liderança e nas responsabilidades da alta administração de maneira a assumir a eficácia da aplicação coerente e adequada do sistema de gestão;
  • Maior cuidado com o controle de processos, bens e serviços externos, levando-se em conta as novas complexidades e terceirizações nas cadeias de suprimentos.
  • Documentalmente, a norma deixou de exigir vários procedimentos obrigatórios, deixando por conta da organização a definição de sua necessidade.

Para os gestores e suas respectivas empresas, vale a pena organizar-se para garantir uma transição mais tranquila e segura para a nova versão da ISO 9001. É importante ficar a par das mudanças e avaliar com precisão como essas alterações vão impactar no seu negócio, cuidando, inclusive, da elaboração de um plano de transição para os novos padrões e procedimentos, de modo que o atual cenário seja atualizado em alto nível sem ocasionar transtornos à sua equipe e atendendo aos pontos internos que precisam ser modificados. O prazo para que sua empresa se adeque às novidades da ISO 9001:2015 é de três anos a partir da data de publicação.

Você já sabia tudo o que mudou na norma ISO 9001? Ainda tem dúvidas sobre como sua empresa pode se adaptar melhor a essas novidades?

Deixe um comentário com a sua opinião sobre o assunto e vamos continuar esse debate!

5 Comentários

  1. Luciano disse:

    Bastante exclarecedor.
    Fico satisfeito em saber que a versão 2015 tenha dado mais ênfase as responsabilidades da alta administração, pois não é dificil depararmos com empresas onde a questão “qualidade” é separada do contexto de produção, como sendo um assunto à parte.
    Como diria Aristóteles, “qualidade ´não é um ato e sim um Hábito”.
    Dificuldades culturais, desinteresse, terceirização de responsabilidade, falta de conhecimento e de apoio à equipe da GQ, são muito comuns em empresas familiares, que ainda não se habituaram a encarar a ISO 9000 como uma Grande ferramenta de gestão de seus negócios….ainda a encaram como um troféu a ser pendurado em uma parede…

    • luiz disse:

      Olá Luciano! A cada alteração de versão da ISO 9001 este requisito é reforçado, pois sabemos que não existem avanços significativos sem o envolvimento da direção, então, as empresas que realmente conseguem estabelecer esta visão, são premiadas com excelentes resultados.

  2. Luciano disse:

    Errata:
    Esclarecedor…

  3. Ótimo material!!!

    E com certeza a Isotec estará mais uma vez nos assessorando, para que executemos essa transição com a máxima eficácia e tranquilidade.

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