Sistema de Gestão de SSO: entenda o que é e a sua importância

Gerenciar uma empresa ou mesmo uma equipe é um trabalho complexo e cheio de imprevistos. No dia a dia corrido, nem sempre é possível analisar se o trabalho está sendo feito da maneira mais correta, e a produtividade é um assunto que acaba ficando para depois. Pensar preventivamente, nesse caso, é a melhor opção, e o sistema de gestão de SSO pode transformar essa realidade.

Além de custos desnecessários e produção reduzida, problemas trazidos pela falta de prevenção desmotivam a equipe e podem ocasionar dores de cabeça no futuro, como processos trabalhistas pelo descumprimento das Normas Brasileiras (NBRs).

Se você não sabe nem por onde começar a reverter essa situação, não precisa se preocupar em começar tudo do zero. Umas das saídas mais efetivas é o Sistema de Gestão de Saúde Ocupacional e Segurança (SSO). Não sabe o que é isso também? Acompanhe o artigo, pois nele nós vamos te explicar tudo o que precisa saber!

Leia mais

Você sabe o que é saúde ocupacional?

Independente do porte da empresa — pequena, média ou grande —, o cuidado com os colaboradores é essencial para atingir os objetivos esperados. Para lidar da maneira correta com o bem-estar dos funcionários é preciso entender o que é saúde ocupacional.

A saúde ocupacional é uma área da medicina que cuida da preservação e manutenção do ambiente de trabalho, a fim de gerar maior saúde e bem-estar aos colaboradores. O objetivo é lidar com os cuidados de ordens físicas, mentais, emocionais e sociais.

Por isso, nesse post destacamos os principais pontos que você precisa conhecer para entender o que é a saúde ocupacional e quais os seus desdobramentos. Confira!

Leia mais

Gestão Ambiental: como ela pode influenciar os resultados da sua empresa?

A preocupação ambiental deixou de ser considerada apenas um diferencial corporativo há muito tempo. Hoje ela é vista como uma obrigação, afinal, toda atividade produz impacto ao meio ambiente em algum nível. Entretanto, as práticas de gestão ambiental podem parecer mais uma entre as tantas responsabilidade da sua organização, certo? Por isso, resolvemos ajudar você nesse processo.

Em primeiro lugar, é preciso reconhecer as vantagens dessas práticas, que incluem aumento da produção, credibilidade à marca e saúde e segurança no trabalho. Além disso, seu produto ou serviço vai se destacar por conta do marketing ambiental, um diferencial dos negócios que se preocupam com o meio ambiente. Todavia, para conquistar esses benefícios, sua empresa precisa se adaptar.

Neste artigo, você vai entender por que a gestão ambiental é importante, conhecer os principais desafios para sua implementação e dar os passos iniciais para aplicá-la na sua empresa. Confira!

Leia mais

Quais as principais certificações em segurança do trabalho

Toda empresa precisa garantir aos colaboradores saúde e segurança no ambiente de trabalho. Para embasar as tomadas de decisões do setor responsável por esse direito do trabalhador existem certificações em segurança do trabalho que abordam as principais práticas que devem ser realizadas internamente.

As certificações reforçam e atestam os conhecimentos que proporcionam ao trabalhador mais qualidade de vida dentro do seu espaço de trabalho. Esse fator influencia diretamente a performance e produtividade das pessoas. Na prática, as ações associadas à promoção de segurança diminuem os acidentes e doenças advindas das atividades exercidas.

No post de hoje abordaremos duas das principais certificações em segurança do trabalho existentes. Continue a leitura e saiba mais!

Leia mais

Empresa de consultoria empresarial: como escolher?

Fazer a gestão de uma empresa de forma eficiente requer uma série de competências por parte do administrador e dos líderes responsáveis. Nesse sentido, os serviços oferecidos por uma empresa de consultoria empresarial tendem a agregar bons valores e práticas ao negócio.

É válido frisar que esse tipo de trabalho pode ser útil sob diferentes pontos de vista, ajudando a encontrar melhores soluções em relação à análise de riscos e ao desempenho dos colaboradores, por exemplo.

Se você tem interesse pelo tema e deseja saber mais, continue a leitura até o fim e aproveite o conteúdo!

Leia mais

Passo a passo: como montar um plano de prevenção de perdas

Toda empresa tem custos e despesas a considerar, mas apenas os gastos imprevistos são aqueles que não representam nenhum tipo de retorno potencial para o negócio. Portanto, eles são considerados como prejuízo e corroboram a necessidade de montar um plano de prevenção de perdas na organização.

Dado o contexto, podemos afirmar que nenhum empreendedor deseja ver a rentabilidade de sua empresa sendo consumida por gastos avulsos, não é verdade? Para isso, é imprescindível que exista uma estratégia de gestão financeira eficiente.

No conteúdo de hoje mostraremos tudo o que você precisa saber para montar um plano de prevenção de perdas e alcançar a estabilidade do seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo para conferir!

Leia mais

4 dicas para otimizar os processos internos da sua empresa

Independentemente do ramo de atuação, uma empresa conta com diversos processos internos, que precisam fluir bem para que tudo funcione, de fato. Para você ter uma ideia, eles impactam nas relações com clientes, fornecedores e com o mercado de modo geral.

Esses processos internos podem ser entendidos como os caminhos percorridos na instituição de forma contínua e sistemática. São mercadorias que entram e saem, procedimentos industriais, dentre outros.

É por isso que torná-los mais eficientes reflete positivamente em todos os aspectos. Nem precisamos dizer que os impactos causados são suficientes para determinar novas vertentes de crescimento empresarial.

Para ajudá-lo, listamos abaixo 4 dicas de medidas capazes de auxiliar na otimização desses processos.

Leia mais

Você sabe como adequar sua empresa à legislação ambiental brasileira?

Atualmente, muito se tem falado sobre crimes ambientais. Na verdade, poucos gestores realmente conhecem o que a legislação ambiental brasileira determina. As empresas devem estar atentas a ela, pois, sua correta observação garante a regularidade do empreendimento.

É essencial assegurar que a empresa esteja de acordo com a lei, uma vez que, além de ser passível de punição pela justiça, a atitude irresponsável com a questão ambiental resulta em danos que refletem na qualidade de vida de toda a sociedade.

Ao longo deste artigo, abordamos como você pode adequar a sua empresa à legislação ambiental brasileira. Boa leitura!

Leia mais

Treinamento corporativo: entenda a sua importância

Dentre os investimentos indispensáveis para o sucesso de uma organização, está o treinamento corporativo. Aquele gestor que não se preocupa em desenvolver sua equipe, certamente conta com um grupo desmotivado e improdutivo.

Contudo, isso não significa que contratar um palestrante é o suficiente para caracterizar a ação como treinamento, e tampouco é possível afirmar que os resultados esperados serão alcançados.

Se você não conhece os benefícios em capacitar os profissionais, esse post é para você. Descubra agora a importância do treinamento corporativo!

Leia mais

Auditoria empresarial: como funciona e por que é tão importante

Uma boa gestão fiscal e contábil é fundamental para qualquer empresa. Mas você sabe se ela está sendo feita corretamente dentro da sua organização? Caso não possa responder a essa pergunta com certeza, precisa conhecer todas as vantagens de uma auditoria empresarial.

De fato, nem sempre é possível acompanhar todas as operações de perto. Dessa forma, pode ser necessário tomar algumas medidas externas. Neste post, apresentamos o que é uma auditoria, como ela funciona e por que seria interessante realizá-la na sua empresa. Acompanhe!

Leia mais