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Pesquisa de satisfação do cliente: qual a sua importância?

Toda empresa deseja que o cliente use recorrentemente seu produto ou serviço, pois visa manter sua relação sempre harmoniosa e lucrativa. Para que isto aconteça é importante monitorar sua satisfação e uma das melhores formas de fazer isto é realizar uma pesquisa de satisfação do clientes. Isto apontará possíveis insatisfações que poderão afetar sua relação comercial e te darão a oportunidade de resolver estes problemas antes não conhecidos.

Muitas empresas viram seus negócios ruírem por causa da opinião insatisfeita de um cliente que foi massivamente repassada. Ao optar por realizar uma pesquisa de satisfação do cliente você conhece os problemas na visão dele e tem a oportunidade de encontrar a solução mais adequada.

Este artigo vai te ajudar a colocar em prática uma pesquisa de satisfação do cliente hoje mesmo na sua organização. Os benefícios são inúmeros e não veja isso como um custo. Seu cliente sempre será seu maior investimento! Acompanhe nossas dicas!

Eleja as principais opiniões dos clientes

Você provavelmente já deve ter respondido a alguma folha com perguntas sobre o lugar onde comprou algo. Essas pesquisas querem saber como foi o atendimento recebido, qual nota você atribui à experiência vivida, o que você achou da infraestrutura, entre outros.

Primeiramente, é preciso saber o que realmente importa perguntar, sem fazer um questionário muito extenso. Aqui, quantidade não é qualidade. Se a estrutura do local é relevante para o sucesso do negócio, pergunte! Você pode perguntar sobre aspectos físicos, receptividade, sensações e satisfação.

Escolha também a melhor forma de fazer isso. Você pode optar por um formulário físico para ser respondido no mesmo momento da compra, enviado por e-mail ou sms no dia seguinte e, até mesmo, utilizar um totem com uma única pergunta sobre a nota que o cliente dá à experiência.

Recompense os feedbacks da pesquisa de satisfação do cliente

Não é sempre que estamos com tempo para responder pesquisas, e mesmo quando temos disponibilidade, pensamos que talvez seja “a mesma coisa chata de sempre”. Qual a motivação para uma pessoa te contar como se sente?

Uma forma de atrair a atenção e motivar o cliente a responder sua pesquisa é dando uma contrapartida. Ela pode vir no formato de um desconto na próxima compra — na sua empresa ou de parceiros —, por exemplo.

Crie um pós-venda efetivo

Não adianta perguntar só para falar que se importa com a opinião do seu cliente. Realmente se interesse em recolher os feedbacks para melhorar a sua entrega. Resolver os problemas apontados por quem utiliza seus produtos ou serviços é mostrar que está disposto a corrigir falhas.

Para isso, tenha uma ação ativa e não reativa, pois você se mostra ativo quando tem a proatividade de perguntar ao cliente a opinião dele. Faça isso não só no mesmo dia ou no seguinte. No período de 3 e 6 meses depois da compra, procure saber qual a opinião do cliente, como seu produto foi ou está sendo útil para ele. As percepções mudam com o tempo.

Em um universo com tantas empresas oferecendo o mesmo produto, focar na diferenciação da experiência, utilizando uma pesquisa de satisfação do cliente, é uma das opções mais viáveis.

Como você tem sentido a percepção das pessoas sobre seu negócio? Você já tem o costume de medi-la através de alguma pesquisa de satisfação? Comente abaixo e compartilhe sua visão sobre esse tema!

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