Existem muitos tipos de treinamentos corporativos e, como sugere o próprio nome, eles são úteis para desenvolver habilidades específicas dos colaboradores, auxiliar na implementação de um novo processo ou sistema, e assim por diante.
De qualquer modo, até mesmo quem já tem alguma experiência com a gestão de empresas desconhece qual é a real aplicabilidade dos treinamentos. Portanto, desenvolvemos este artigo para solucionar as principais dúvidas relacionadas ao tema. Continue a leitura para saber mais!
À primeira vista, é comum deduzir que um treinamento sirva apenas para aprimorar uma competência. Se a sua empresa acabou de adotar um novo software, por exemplo, é esperado que os colaboradores responsáveis sejam treinados para utilizá-lo adequadamente.
No entanto, o papel deles não se resume a essa função, tendo em vista que podem ser bastante efetivos na motivação da equipe. Afinal, é compreensível que os colaboradores se sintam valorizados, pois estão participando de algo que é benéfico para a própria carreira.
Além disso, treinamentos também demonstram uma preocupação da empresa em crescer junto com os seus funcionários.
Outro benefício evidente é o aumento da produtividade. Muitas vezes, um funcionário não tem o desempenho ideal porque falta algum conhecimento ou habilidade que podem ser adquiridos por meio de um treinamento.
Antes de tudo, é fundamental articular um LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento). Esse processo nada mais é do que um mapeamento — que deve ser realizado pelo setor de recursos humanos em conjunto com os gestores e outros departamentos — das demandas de cada setor ou colaborador.
É imprescindível detectar quais processos não estão indo bem em termos produtivos, de qualidade, de conflitos internos etc. Uma vez identificadas as necessidades, também é fundamental elencar os objetivos ligados a cada treinamento.
Se você tem o hábito de realizar avaliação de desempenho de sua equipe, a grande sacada é definir que a data da fechamento e análise de sua avaliação será 30 dias antes da elaboração do seu Plano de Treinamento, pois terá muito subsídio relacionado ao desempenho da equipe para estruturar um plano de treinamento mais adequado a sua necessidade. Você pode transformar sua Avaliação de Desempenho da Equipe como a principal origem de informações para mapear as necessidades de treinamento.
O coaching é voltado ao aprimoramento profissional e de carreira. Ele pode ser aplicado em qualquer segmento e é extremamente útil para auxiliar o profissional a se desenvolver em diversos âmbitos e geralmente tem uma característica de desenvolvimento individualizado, o que pode ajudar o profissional a ter uma rápida evolução.
O rodízio é uma modalidade bastante comum. Ele consiste na troca de papéis entre os funcionários, ou seja, um colaborador do RH conhece a rotina da área de vendas e assim sucessivamente.
Treinamento específico para os cargos de liderança, ele envolve uma série de técnicas e condutas que devem ser apresentadas pelos líderes de uma empresa. Geralmente, a gestão de pessoas é um tópico bastante explorado em treinamentos do gênero.
É desenvolvido para melhor atender os clientes e, com isso, satisfazê-los plenamente. Ajuda a identificar as reais necessidades da clientela, bem como desenvolver procedimentos de atendimento.
Visa a melhoria da comunicação interna como um todo. Também explora como a comunicação pode ser utilizada para fortalecer a integração entre os setores e fazer valer a cultura organizacional.
Enfim, os diferentes tipos de treinamento podem ser utilizados para muitas finalidades. Além de necessários, eles também se mostram como uma poderosa ferramenta para aumentar a motivação e produtividade do time.
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