Tipos de treinamento: como identificar o melhor para a sua equipe?

Existem muitos tipos de treinamento corporativo e, como sugere o próprio nome, eles são úteis para desenvolver habilidades específicas dos colaboradores, auxiliar na implementação de um novo processo ou sistema, e assim por diante.

De qualquer modo, até mesmo quem já tem alguma experiência com a gestão de empresas desconhece qual é a real aplicabilidade dos treinamentos. Portanto, desenvolvemos este artigo para solucionar as principais dúvidas relacionadas ao tema. Continue a leitura para saber mais!

Qual é a importância dos treinamentos?

À primeira vista, é comum deduzir que um treinamento sirva apenas para aprimorar uma competência. Se a sua empresa acabou de adotar um novo software, por exemplo, é esperado que os colaboradores responsáveis sejam treinados para utilizá-lo adequadamente.

No entanto, o papel deles não se resume a essa função, tendo em vista que podem ser bastante efetivos na motivação da equipe. Afinal, é compreensível que os colaboradores se sintam valorizados, pois estão participando de algo que é benéfico para a própria carreira.

Além disso, treinamentos também demonstram uma preocupação da empresa em crescer junto com os seus funcionários.

Outro benefício evidente é o aumento da produtividade. Muitas vezes, um funcionário não tem o desempenho ideal porque falta algum conhecimento ou habilidade que podem ser adquiridos por meio de um treinamento.

Como mapear as necessidades de treinamento?

Antes de tudo, é fundamental articular um LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento). Esse processo nada mais é do que um mapeamento — que deve ser realizado pelo setor de recursos humanos em conjunto com os gestores e outros departamentos — das demandas de cada setor e/ou colaborador.

Para fazê-lo, é imprescindível detectar quais processos não estão indo bem em termos produtivos, de qualidade, de conflitos internos etc. Uma vez identificadas as necessidades, também é fundamental elencar os objetivos ligados a cada treinamento.

Quais são os tipos de treinamento?

Coaching

O coaching é voltado ao aprimoramento profissional e de carreira. Ele pode ser aplicado em qualquer segmento e é extremamente útil para auxiliar o profissional a se desenvolver em diversos âmbitos.

Rodízio de papéis

O rodízio é uma modalidade bastante comum. Ele consiste na troca de papéis entre os funcionários. Isto é, um colaborador do RH conhece a rotina da área de vendas e assim sucessivamente.

Liderança

Treinamento específico para os cargos de liderança, ele envolve uma série de técnicas e condutas que devem ser apresentadas pelos líderes de uma empresa. Geralmente, a gestão de pessoas é um tópico bastante explorado em treinamentos do gênero.

Atendimento ao cliente

É desenvolvido para melhor atender os clientes e, com isso, satisfazê-los plenamente. Ajuda a identificar as reais necessidades da clientela, bem como desenvolver procedimentos de atendimento.

Comunicação

Visa a melhoria da comunicação interna como um todo. Também explora como a comunicação pode ser utilizada para fortalecer a integração entre os setores e fazer valer a cultura organizacional.

Enfim, os diferentes tipos de treinamento podem ser utilizados para muitas finalidades. Além de necessários, eles também se mostram como uma poderosa ferramenta para aumentar a motivação e produtividade do time.

Se você deseja conhecer mais sobre o assunto e precisa treinar a sua equipe, não deixe de conferir a nossa relação de treinamentos!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *